Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Kenyatta vê semelhanças na "mistura de culturas" em Portugal e no Quénia

O Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, considerou hoje que Portugal "é realmente uma sociedade multicultural, multiétnica", que nesse aspeto se assemelha à "mistura de culturas" existente no Quénia, declarando-se impressionado.

Kenyatta vê semelhanças na "mistura de culturas" em Portugal e no Quénia
Notícias ao Minuto

13:36 - 29/06/22 por Lusa

País Quénia

Uhuru Kenyatta falava perante o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, num fórum económico luso-queniano, no antigo picadeiro real junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, inserido na sua visita de Estado a Portugal.

"Uma das coisas que mais me impressionaram em Portugal é que Portugal é realmente uma sociedade multicultural, multiétnica. Temos visto a integração que Portugal tem. É muito semelhante no Quénia, nós somos uma mistura de culturas, acolhemos pessoas de todas as partes do mundo", considerou.

Num discurso em inglês, o Presidente do Quénia afirmou que o seu país acolhe as pessoas "desde que venham em paz, para fazer comércio e trabalhar" e identificou "muitas oportunidades" para um reforço das relações económicas com Portugal que leve os dois países a "prosperarem juntos".

"Vamos trabalhar juntos, tirar partido das oportunidades que existem, não apenas no Quénia, na região da África Oriental, em toda a África, e vamos juntar as nossas forças relativas. Estou certo de que será para benefício das nossas duas nações", acrescentou.

Kenyatta lamentou que as trocas comerciais e o investimento bilaterais sejam ainda "tão reduzidos" e apelou aos empresários portugueses e quenianos para estabelecerem parcerias, prometendo dar-lhes todo o apoio possível.

"Estamos a melhorar o ambiente de negócios, encorajamos o investimento, faremos tudo o que esteja ao nosso alcance", disse.

"O setor privado é que é o motor da economia, os governos existem para facilitar os vossos negócios, é através de vocês que criamos empregos e prosperidade. Queremos apoiar-vos a prosperar. Se prosperarem, o Quénia prospera", reforçou.

Por outro lado, o Presidente do Quénia manifestou empenho na implementação dos compromissos do Acordo de Paris e no desenvolvimento sustentável.

"Os nossos dois países acreditam que é possível prosperar, mas de modo sustentável, protegendo o ambiente ao mesmo tempo. Podemos tirar partido das muitas oportunidades que existem na economia verde e na economia azul", defendeu.

A visita de Estado de Uhuru Kenyatta coincide com a 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que decorre em Lisboa até sexta-feira, organizada em conjunto por Portugal e pelo Quénia.

Leia Também: Marcelo defende "parceria para sempre" com Quénia e apresenta vantagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório