Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Cimeira da NATO é "a mais importante" desde o fim da Guerra Fria

Cimeira decorre num momento que fica marcado pela invasão russa sobre a Ucrânia.

Cimeira da NATO é "a mais importante" desde o fim da Guerra Fria
Notícias ao Minuto

23:40 - 28/06/22 por Ema Gil Pires

País NATO

O primeiro-ministro, António Costa, recorreu à rede social Twitter para destacar a elevada importância da Cimeira da NATO que se encontra a decorrer, na cidade espanhola de Madrid, entre esta terça e quinta-feira, num momento que fica marcado pela invasão russa sobre a Ucrânia.

"Participei esta noite em Madrid no jantar oferecido pelos Reis de Espanha em honra dos chefes de Estado e de Governo que se reúnem na Cimeira da NATO", começou por escrever o chefe do Executivo português, numa publicação na referida rede social.

António Costa marca, assim, a participação da comitiva portuguesa naquela que considera ser "porventura a mais importante Cimeira da NATO desde o fim da Guerra Fria".

Em causa está uma cimeira que, para além de ter em vista a aprovação do novo conceito estratégico de defesa da Aliança Atlântica para a próxima década, vai também colocar em destaque a situação de conflito vivida na Ucrânia, país que desde 24 de fevereiro tem vindo a ser assolado pelas consequências da invasão russa.

O primeiro dia desta cimeira ficou, no entanto, também marcado pelo anúncio que deu conta de que a Turquia retirou o veto à entrada da Finlândia e da Suécia na NATO, depois de ter sido assinado um memorando de entendimento que responde às preocupações do governo turco sobre aqueles dois países nórdicos acolherem membros de grupos "terroristas" de ativistas curdos. 

O primeiro-ministro português, António Costa, vai estar acompanhado pela ministra da Defesa, Helena Carreiras, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, durante esta cimeira de três dias que decorre na capital espanhola.

Leia Também: NATO: Suécia congratula-se com "bom acordo" com Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório