Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Costa recebe Presidente da Guiné-Bissau e primeiro-ministro de Cabo Verde

O primeiro-ministro, António Costa, recebeu hoje em São Bento o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, e o seu homólogo cabo-verdiano, Ulisses Correia da Silva, encontros à margem da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.

Costa recebe Presidente da Guiné-Bissau e primeiro-ministro de Cabo Verde
Notícias ao Minuto

19:15 - 28/06/22 por Lusa

País Oceanos

Estes dois encontros, que decorreram esta tarde na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, foram divulgados por António Costa na sua conta na rede social Twitter.

"O envolvimento dos parceiros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), todos eles países costeiros, é essencial para o sucesso desta conferência" dos oceanos, escreveu António Costa sobre as reuniões com o Presidente da Guiné-Bissau e com o primeiro-ministro de Cabo Verde.

A 2.ª Conferência dos Oceanos da Organização das Nações Unidas (ONU) é coorganizada por Portugal e pelo Quénia, e vai decorrer até sexta-feira na Altice Arena, em Lisboa.

Ao fim da manhã, num encontro que foi divulgado na agenda oficial do primeiro-ministro, António Costa recebeu em São Bento o Presidente da República do Quénia, Uhuro Kenyatta, no âmbito da primeira de um chefe de Estado queniano a Portugal.

"Sermos co-anfitriões da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, em Lisboa, é um fator de aproximação que aproveitaremos para o desenvolvimento das nossas relações bilaterais. Os resultados desta visita estão à vista. Assistimos à assinatura de três instrumentos bilaterais sobre serviços aéreos, consultas políticas e formação diplomática, sendo na quarta-feira assinado um memorando de entendimento sobre investimento económico", referiu o primeiro-ministro português no final da reunião com Uhuro Kenyatta.

Na segunda-feira, após a sessão de abertura da conferência dos oceanos, António Costa, entre outros encontros bilaterais, esteve também reunido com o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus.

Leia Também: Cimeira alternativa de quem vive do mar faz-se perto da reunião da ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório