Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Insulina. Medtronic faz ação corretiva por eventual problema com tampa

Infarmed "recomenda aos utilizadores destes dispositivos que sigam as recomendações do fabricante constantes no aviso de segurança". Saiba quais são.

Insulina. Medtronic faz ação corretiva por eventual problema com tampa
Notícias ao Minuto

14:46 - 28/06/22 por Notícias ao Minuto

País Infarmed

O fabricante das Bombas de Insulina das séries MiniMed 600 e 700 (Medtronic MiniMed) está a realizar uma "ação corretiva voluntária devido a um potencial problema com a tampa do compartimento da pilha", é avançado, esta terça-feira, pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed). 

"A tampa da pilha é constituída por uma parte de plástico e por um contacto metálico que funcionam em conjunto com a pilha AA para alimentar a bomba" e, "caso o contacto metálico se solte ou caia da parte de plástico da tampa da pilha, tal poderá impossibilitar a alimentação elétrica", assinala-se em comunicado. 

Quando a bomba "detetar que não existe nenhuma fonte de alimentação, será disparado um alarme de 'Inserir pilha', e a administração de insulina irá parar imediatamente", é acrescentado pelo Infarmed, sendo que, "após 10 minutos, o som do alarme poderá aumentar para uma sirene e a bomba irá desligar-se."

E mais. "Se a bomba interromper a administração de insulina devido a perda de energia, isto poderá resultar em níveis variáveis de açúcar elevado no sangue, e com consequências para a saúde, tendo o fabricante recebido notificações de incidentes relativas a este problema".

Assim, o fabricante emitiu um aviso de segurança e "está a desenvolver um novo design da tampa do compartimento da pilha". Já a Autoridade Nacional do Medicamento "recomenda aos utilizadores destes dispositivos que sigam as recomendações do fabricante constantes no aviso de segurança" - que pode ler aqui

Leia Também: Infarmed manda retirar do mercado produtos cosméticos da marca Novex

Recomendados para si

;
Campo obrigatório