Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Mais oito casos de Monkeypox em Portugal. Número sobe para 373

Novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Mais oito casos de Monkeypox em Portugal. Número sobe para 373
Notícias ao Minuto

10:23 - 28/06/22 por Notícias ao Minuto

País Monkeypox

A Direção-Geral de Saúde (DGS) anunciou que foram confirmados mais oito casos de Monkeypox em Portugal, aumentando para 373 o total de infetados no nosso país. 

Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). 

De acordo com nota no site da DGS, a maioria das infeções notificadas mantém-se, até à data, "em Lisboa e Vale do Tejo, mas já existem casos nas restantes regiões (Norte, Centro, Alentejo e Algarve)". 

Os casos continuam a registar-se apenas em homens com idades entre os 19 e os 61 anos. A maioria tem menos de 40 anos.  

Os homens infetados estão a ser acompanhados mantendo-se estáveis.

Recorda a DGS que "uma pessoa que esteja doente deixa de estar infeciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas". 

"A DGS continua a acompanhar a situação a nível nacional em articulação com as instituições europeias", conclui a nota da autoridade de saúde. 

Lembre-se que a doença manifesta-se em lesões que podem parecer idênticas à varicela. Os sintomas são lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço.

Monkeypox é do género Ortopoxvírus (o mais conhecido deste género é o da varíola) e a doença é transmissível através de contacto com animais, contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.

Quem tiver sintomas e sinais suspeitos da doença e se tiver tido contacto próximo com alguém que possa estar infetado pelo vírus, deve entrar em contacto com as autoridades de saúde e evitar contacto próximo com os outros. É ainda recomendada a higienização das mãos com regularidade. 

[Notícia atualizada às 10h27]

Leia Também: Há mais 17 casos de Monkeypox em Portugal. Número sobe para 365

Recomendados para si

;
Campo obrigatório