Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Detido 'Xuxas', um dos mais procurados traficantes portugueses

Ruben Oliveira foi preso pela Polícia Judiciária em Lisboa.

Detido 'Xuxas', um dos mais procurados traficantes portugueses
Notícias ao Minuto

20:28 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

País Justiça

A Polícia Judiciária (PJ) deteve Ruben Oliveira, de 38 anos conhecido como 'Xuxas', um dos mais procurados traficantes portugueses, avança a CNN Portugal.

Ao visitar familiares ao bairro dos Olivais, em Lisboa, 'Xuxas' foi localizado e capturado através de mandados de detenção da PJ, encontrando-se agora em prisão preventiva, após ter sido presente a um juiz.

Rúben Oliveira, que tem tatuadas imagens de Pablo Escobar e El Chapo, está associado a grandes cartéis da Colômbia e ao major Carvalho, apelidado de 'Escobar brasileiro', devido ao tráfico de cocaína. 

O major Carvalho foi detido a semana passada na Hungria, onde estava com identidade falsa. Já o português, terá fugido para Portugal após uma megaoperação da PJ 'Exotic Fruit' em fevereiro e ficado a gerir as operações à distância nos últimos meses.

De acordo com a CNN Portugal, 'Xuxas' trabalhava para o major Carvalho há vários anos, gerindo a importação, logística e distribuição de cocaína na Europa. Também colaborava com Sérgio Carvalho, que simulou a própria morte em Espanha e utilizava Lisboa como ponto para o tráfico internacional na Europa, devido à sua localização. Ambos tinham várias casas em Lisboa em esquemas ilegais.

A Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes apreendeu 3,5 milhões de doses de cocaína, vindas da América Latina por via aérea dissimuladas em caixas com sete toneladas de fruta tropical, que seriam distribuídas por outros países europeus, operação coordenada por Ruben Oliveira. 

As autoridades prenderam cinco homens, dois portugueses e três estrangeiros e apreenderam bens, dinheiro e documentos, que revelaram que o major Sérgio Carvalho, ex-oficial da Polícia Militar brasileira, era o dono da droga.

Leia Também: PSP detém homem de 44 anos suspeito de roubos no Metro de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório