Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Costa: "Podemos dar passos decisivos para o Desenvolvimento Sustentável"

O chefe do Governo partilhou os quatro compromissos que Portugal assume na defesa dos oceanos.

Costa: "Podemos dar passos decisivos para o Desenvolvimento Sustentável"
Notícias ao Minuto

19:03 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

País Oceanos

O primeiro-ministro António Costa revelou que, como resultado da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, Portugal comprometeu-se com quatro objetivos, entre os quais a criação do gabinete da Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável e o investimento no AIR Center - Centro Internacional de Pesquisas do Atlântico.

Nas redes sociais, António Costa divulgou que também a avaliação de 100% do espaço marítimo sob jurisdição portuguesa em Bom Estado Ambiental foi apontada como foco e salientou que, até 2030, será dada prioridade à classificação de 30% das áreas marinhas nacionais.

"Queremos também manter 100% dos stocks da pesca nacional dentro dos limites biológicos sustentáveis", reiterou.

O primeiro-ministro frisou a importância de apostar "na produção de energias renováveis oceânicas com vista a atingir 10 gigawatts de capacidade até 2030", bem como "a criação de uma zona piloto de emissões controladas no mar português e a operacionalização do Campus Mar, incluindo um Hub Azul para startups".

O chefe do Governo acredita que "podemos dar passos decisivos para o Desenvolvimento Sustentável que todos ambicionamos" e revelou que, em 2023, será organizada uma nova edição do Fórum sobre Economia Azul e Investimento.

Leia Também: Costa define metas. "É urgente reconhecer nexo" entre clima e oceano 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório