Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Várias entidades reunidas em exercício de busca e salvamento nos Açores

Objetivo foi treinar procedimentos em diversos cenários, assim como a coordenação entre as várias corporações.

Várias entidades reunidas em exercício de busca e salvamento nos Açores
Notícias ao Minuto

16:23 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

País Autoridade Marítima Nacional

A Marinha Portuguesa organizou um exercício de busca e salvamento avançado que decorreu de 20 a 24 de junho e contou com a presença de entidades nacionais e internacionais, em Ponta Delgada, nos Açores.

Elementos da Capitania do Porto e do Comando-local da Polícia Marítima de Ponta Delgada e da Estação Salva-vidas de Ponta Delgada estiveram na ilha de São Miguel para treinar procedimentos em vários cenários, bem como a coordenação entre as várias entidades.

O exercício de Busca e Salvamento Avançado (ASAREX) tem, segundo as autoridades marítimas, o intuito de "promover a interação, fomentar a cooperação, reforçar o apoio mútuo e proporcionar treino operacional" às várias entidades.

Segundo divulgou a Autoridade Marítima Nacional, no dia 21 de junho, foi feita uma simulação de "uma queda acidental de um praticante de parapente numa zona de difícil acesso por terra e por via marítima", incidente respondido por membros do projeto 'SeaWatch' e da Estação Salva-vidas de Ponta Delgada, em colaboração com os Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande e da Associação de Nadadores-salvadores da Costa Norte.

Já nos dias seguintes, os exercícios realizados por elementos da Capitania do Porto de Ponta Delgada e tripulantes da Estação Salva-vidas envolveram buscas no mar e recuperação de mergulhadores desportivos.

No último dia foi feita uma demonstração aeronaval de busca e salvamento marítimo em frente à praia das Milícias, em São Roque, onde 22 operacionais da Autoridade Marítima Nacional treinaram "capacidades e métodos de atuação no salvamento marítimo", apoiados por cinco embarcações e seis viaturas.

Leia Também: Prisão preventiva por violência doméstica contra a mãe em Ponta Delgada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório