Provedora do ouvinte da RTP renuncia ao mandato

Graça Franco apresentou hoje a renúncia ao seu mandato “por razões de natureza pessoal inadiáveis”.

Notícia

© RTP

Notícias ao Minuto
27/06/2022 15:51 ‧ 27/06/2022 por Notícias ao Minuto

País

RTP

A Provedora do Ouvinte da RTP apresentou hoje a renúncia ao seu mandato “por razões de natureza pessoal inadiáveis”, refere um comunicado da RTP. 

A renúncia da Dra. Graça Franco tem efeitos imediatos.

"A RTP irá agora iniciar o processo de escolha de um novo/nova Provedor do Ouvinte, que será apresentado ao Conselho de Opinião para se pronunciar, com caráter vinculativo, sobre o nome proposto pela administração da empresa", pode ler-se.

O Conselho de Administração da RTP agradece a Graça Franco "o empenho e profissionalismo com que desempenhou o cargo de Provedora do Ouvinte durante o seu mandato", pode ler-se na nota. 

Graça Franco é licenciada em Economia e diplomada em Ciências da Informação, pela Universidade Católica Portuguesa. Segundo o site da RTP, iniciou a carreira como jornalista, especializada em economia, em 1981 no Diário de Notícias, e na Rádio Renascença em 1987.

Fez parte dos grupos de jornalistas fundadores do Semanário independente, do jornal Público e da TVI tendo sido responsável pela edição e apresentação de alguns dos principais programas de informação que abriram a estação. Regressou ao Público em 1993 e, a partir de 1996, foi diretora adjunta de informação da Rádio Renascença.

Em 2009 passou a diretora de informação do Grupo Renascença Multimédia. Foi docente do departamento de Comunicação Social da FCSH da Universidade Nova de Lisboa entre 1990/97.

Publicou em 1983 o livro Censura em Portugal entre 1820-1974 editado pela INCM. Recebeu, em coautoria, os prémios Reportagem e Economia do Clube Português de Imprensa em 1984 e 1994.

Foi membro do conselho coordenador da SEDES durante o mandato de 2001/2003 e vogal do Conselho Nacional Justiça e Paz 2014/ 2018. Durante o seu percurso como jornalista, foi comentadora permanente da RTPN e da RTP, em vários programas de Informação e Programação e comentadora politica/económica frequente nas restantes estações. É casada e mãe de cinco filhos, refere ainda nota no site da estação pública. 

Leia Também: 'iMLOVE' é a nova série da RTP Play sobre apps de relacionamentos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas