Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Há mais 17 casos de Monkeypox em Portugal. Número sobe para 365

Maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas já existem nas restantes regiões.

Há mais 17 casos de Monkeypox em Portugal. Número sobe para 365
Notícias ao Minuto

12:41 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

País DGS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) avançou, esta segunda-feira, que há mais 17 casos de Monkeypox em Portugal, aumentando o número total para 365. 

De acordo com a nota publicada no side da DGS, a maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, no entanto, "já existem casos nas restantes regiões (Norte, Centro, Alentejo e Algarve)".

Os casos no nosso país mantêm-se apenas em homens "entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos", segundo dados confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). 

Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis.

A Direção-Geral da Saúde recorda que "uma pessoa que esteja doente deixa de estar infeciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas". Este período poderá, eventualmente, ultrapassar as quatro semanas.  

Lembre-se que a doença manifesta-se em lesões que podem parecer idênticas à varicela. Os sintomas são lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço.

Monkeypox é do género Ortopoxvírus (o mais conhecido deste género é o da varíola) e a doença é transmissível através de contacto com animais, contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.

Quem tiver sintomas e sinais suspeitos da doença e se tiver tido contacto próximo com alguém que possa estar infetado pelo vírus, deve entrar em contacto com as autoridades de saúde e evitar contacto próximo com os outros. É ainda recomendada a higienização das mãos com regularidade. 

[Notícia atualizada às 12h48]

Leia Também: Já há mais de 3200 casos de Monkeypox no mundo, diz OMS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório