Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ministério esclarece data para medidas avançada por enfermeiros

Sindicato disse que medidas negociadas com Governo serão retroativas "até 2004", mas Ministério recusa que tenha sido referida "a data em que produziam efeitos".

Ministério esclarece data para medidas avançada por enfermeiros
Notícias ao Minuto

19:07 - 24/06/22 por Notícias ao Minuto

País Enfermeiros

O Ministério da Saúde esclareceu, esta sexta-feira, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, que "em momento algum foi referida a data em que produziam efeitos as soluções a encontrar" no que diz respeito às medidas negociadas com Governo. 

Esta reação acontece no seguimento de um comunicado do Sindicato dos Enfermeiros que dava conta de que as medidas seriam retroativas "até 2004", data essa agora desmentida pelo ministério.

De acordo com o Ministério da Saúde, as reuniões realizadas, esta sexta-feira, com os sindicatos "tiveram como principal objetivo identificar as situações a considerar no âmbito do processo negocial em curso" com intenção de que as mesmas "sejam contempladas no diploma a aprovar".

"No que respeita às soluções, foi acordado com as estruturas sindicais, quer na reunião anterior quer nas que tiveram lugar hoje, que resultariam do trabalho conjunto a desenvolver", indicou o Ministério apontando que o processo ainda decorre. 

Sublinha a mesma nota que não foi referida a data em que produziam efeitos estas soluções "até porque é em sede de elaboração dos normativos que essa matéria será regulada, salienta-se, sempre em função das situações que venham a ser abrangidas".

Refira-se que o presidente do Sindicato garantiu hoje que tem sido concretizada "alguma da vontade que a tutela manifestou para começar a resolver problemas antigos da enfermagem em Portugal" e adiantou que "todas as medidas que estão a ser negociadas, e venham ainda a sê-lo no decurso do processo negocial, vão ter aplicação retroativa a 2004". 

Leia Também: Enfermeiros: Medidas negociadas com Governo serão retroativas "até 2004"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório