Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Registados mais 20 casos de Monkeypox em Portugal. São já 348

Maioria das infeções foram registadas em Lisboa e Vale do Tejo. Infetados têm entre 19 e 61 anos.

Registados mais 20 casos de Monkeypox em Portugal. São já 348

Foram confirmados mais 20 casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox em Portugal, aumentando para 348 o número total de casos, segundo avançou, esta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo a DGS, “a maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte, Alentejo e Algarve”. Os infetados são homens com idades entre os 19 e os 61 anos, “tendo a maioria menos de 40 anos”. 

Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e “mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis”.

Numa nota, a autoridade de saúde lembra que “uma pessoa que esteja doente deixa de estar infeciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas”. 

Acrescenta ainda que “a informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional” e que “continua a acompanhar a situação a nível nacional em articulação com as instituições europeias”.

A doença manifesta-se em lesões que podem parecer idênticas à varicela. Os sintomas são lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço. Monkeypox é do género Ortopoxvírus (o mais conhecido deste género é o da varíola) e a doença é transmissível através de contacto com animais, contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.

[Notícia atualizada às 12h00]

Leia Também: Já há mais de 3200 casos de Monkeypox no mundo, diz OMS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório