Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

CGTP alerta para necessidade de investir nos cuidados de saúde primários

A secretária-geral da CGTP-in defendeu hoje no Seixal, distrito de Setúbal, um investimento nos cuidados de saúde primários numa ação junto a um agrupamento de centros de saúde onde mais de 50 mil utentes não têm médico de família.

CGTP alerta para necessidade de investir nos cuidados de saúde primários
Notícias ao Minuto

18:22 - 23/06/22 por Lusa

País CGTP

Isabel Camarinha falava durante o arranque da campanha nacional "Defender e reforçar o Serviço Nacional de Saúde público, gratuito e universal" que decorreu no ACES Almada/Seixal e que contou com a presença de vários profissionais da área assim como das comissões de utentes.

"Arranca neste agrupamento de centros de saúde por consideramos que o investimento nos cuidados de saúde primários é fundamental para esta defesa e reforço do SNS. É nos cuidados de saúde primários que está o garante da prevenção das doenças", disse Isabel Camarinha.

Segundo a CGTP, mais de 50 mil utentes no ACES Almada/Seixal não têm médico de família atribuído, nem enfermeiro de família, debatendo-se o agrupamento com falta de profissionais, nomeadamente de assistentes operacionais, assistentes técnicos, enfermeiros e médicos.

Isabel Camarinha adiantou que, a iniciativa se articula com uma ação nacional de luta pelo aumento dos salários e pensões, contra o aumento do custo de vida e o ataque aos direitos que culmina com um dia nacional de luta a 07 de julho.

Na ação de hoje foi aprovada uma resolução a reivindicar uma urgente valorização dos profissionais de saúde dos seus salários e carreiras, a contratação de mais profissionais para dotar o ACES Almada/Seixal de meios humanos e o respeito pelo horário de trabalho das 35 horas semanais.

Os sindicatos da função pública, enfermeiros portugueses e comissões de utentes de Seixal e Almada presentes na iniciativa reivindicam ainda o alargamento do horário de atendimento dos centros de saúde, a construção imediata do hospital do Seixal, o lançamento dos concursos para a construção dos centros de saúde do Laranjeiro, Foros de Amora, Cruz de Pau e Aldeia de Paio Pires e a requalificação e redimensionamento das unidades de Fernão Ferro e Pinhal dos Frades.

À ação de hoje associou-se também a vereadora da autarquia do Seixal Maria João Macau, em solidariedade para com a iniciativa tendo relembrado a luta do concelho por um novo hospital.

Para o José Lourenço, da comissão de utentes do Seixal, o Serviço Nacional de Saúde nunca esteve tão em risco como está hoje criticando o atual processo de transferência de competências por considerar que existe uma tentativa de privatizar os cuidados de saúde primários.

A campanha nacional "Defender e reforçar o Serviço Nacional de Saúde público, gratuito e universal" decorrerá em vários pontos do país ao longo do ano.

Leia Também: CGTP acusa Governo de fazer propaganda para enfraquecer intersindical

Recomendados para si

;
Campo obrigatório