Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Câmara do Porto vota condecorações a Santos Silva e Isabel Pires de Lima

O executivo da Câmara do Porto vota na segunda-feira atribuir a Medalha Municipal de Honra da Cidade a Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, e à ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima. 

Câmara do Porto vota condecorações a Santos Silva e Isabel Pires de Lima
Notícias ao Minuto

17:24 - 23/06/22 por Lusa

País Porto

Na proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, salienta que a atribuição das medalhas municipais visa distinguir indivíduos ou entidades que se "notabilizaram pelos seus méritos ou feitos cívicos", mas também funcionários do município "pelo desempenho das suas funções". 

"A atribuição das medalhas municipais merece toda a atenção e sensibilidade por parte da Câmara Municipal do Porto, de modo a que resulte assegurado o prestígio e a distinção dos agraciados, elevando-os a motivo de distinção e de orgulho por parte da população portuense e da comunidade em geral", salienta o autarca. 

Nesse sentido, o executivo vota, na reunião privada de segunda-feira, atribuir a Medalha Municipal de Honra da Cidade a Augusto Santos Silva, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e atual presidente da Assembleia da República, e a Isabel Pires de Lima, ministra da Cultura durante o XVII Governo. 

A discussão vai também a atribuição da Medalha Municipal de Mérito (grau ouro) a Alexis Tam, Álvaro Domingues, Ana Cristina Pereira, António Alberto Xavier Guimarães, António Roquette, António Araújo, Carlos Prata, Francisco Ribeiro da Silva, Jaime Milheiro, Max Oliveira, João Paulo, Jorge Constante Pereira, José Leite Pereira, Julieta Guimarães, Lydia Silva, Manuel Dias Pinheiro, Manuel Monteiro, Manuel Ulisses, Fátima de Campos Ferreira, Maria José Ribeiro, Maria Teresa Lago, Mário Barbosa, Nuno Botelho, Nuno Ferrand, Paulo Magalhães, Rui Sarmento e Castro, Tomás Jervell e Wilson Faria. 

A Associação das Escolas de Jesus, Maria e José, a CASO - Consumidores Associados Sobrevivem Organizados, o Centro Comunitário Cirilo, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), o Colégio de Nossa Senhora do Rosário, a confeitaria Petúlia, o Ramaldense Futebol Clube, a relojoaria Mendonça e a tasca "Da Badalhoca" são as entidades a quem o executivo discute também atribuir a Medalha Municipal de Mérito.

Ao mesmo tempo, o executivo vai deliberar distinguir, a título póstumo, Ernesto Santos, Eugénio dos Santos, José Eduardo Pinto da Costa e Raul Castro. 

Já a atribuição da Medalha Municipal de Bons Serviços será entregue, em caso de aprovação, a Maria do Céu e Raul Matos Fernandes. 

Leia Também: Presidente da AR alerta para abstenção jovem e como afetará democracia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório