Meteorologia

  • 07 JULHO 2022
Tempo
22º
MIN 21º MÁX 39º

Sobe para 328 o número de casos de Monkeypox em Portugal

Em 24 horas foram registados mais 11 casos do vírus.

Sobe para 328 o número de casos de Monkeypox em Portugal

A Direção Geral da Saúde registou, esta quarta-feira, mais 11 casos de Monkeypox. No total, já foram registados 328 casos de infeção humana pelo vírus em Portugal.

"A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve", pode ler-se na nota publicada no site da DGS.

Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

A instituição de saúde esclarece, ainda, que todos os 328 casos foram registados em homens, com idades compreendidas entre os 19 e os 61 anos - a maioria tem, no entanto, "menos de 40 anos".

Ainda de acordo com a nota da DGS, "os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis".

O Monkeypox, da família do vírus que causa a varíola, é transmitido de pessoa para pessoa por contacto próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

O tempo de incubação é geralmente de sete a 14 dias, e a doença, popularmente conhecida por varíola dos macacos, dura, em média, duas a quatro semanas. A doença é endémica na África Ocidental e Central e menos perigosa que a varíola.

A Direção-Geral da Saúde recomenda às pessoas que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, que procurem aconselhamento médico.

[Notícia atualizada às 11h31]

Leia Também: Sobe para 317 o número de casos de Monkeypox em Portugal

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório