Meteorologia

  • 29 JUNHO 2022
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 24º

Costa diz que UE precisa olhar arquitetura institucional e orçamental

O primeiro-ministro português defende que, sendo para levar a sério a atribuição do estatuto de candidato à Ucrânia, a União Europeia precisa de uma reflexão sobre a sua arquitetura institucional e orçamental.

Costa diz que UE precisa olhar arquitetura institucional e orçamental

Num debate, no parlamento, preparatório do Conselho Europeu desta quinta e sexta-feira, que terá como tema central a discussão da concessão à Ucrânia e à Moldova do estatuto de candidato à adesão, António Costa confirmou que Portugal "entende dever acompanhar a recomendação da Comissão Europeia".

Mas a atribuição desse estatuto é fundamental não ser feita "com reserva mental nem de forma a gerar expectativas e frustrações" e "sendo para levar a sério" a UE tem que assumir simultaneamente que precisa de "uma reflexão sobre a sua arquitetura institucional e orçamental", defendeu.

O primeiro-ministro sublinhou ainda que a atribuição do estatuto de candidato à adesão não retira a necessidade de manter o apoio humanitário, financeiro e militar a Kiev, porque tem "um efeito político importante mas não consequências imediatas".

Leia Também: Costa aguarda posição de Montenegro sobre novo aeroporto

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório