Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Costa diz que UE precisa olhar arquitetura institucional e orçamental

O primeiro-ministro português defende que, sendo para levar a sério a atribuição do estatuto de candidato à Ucrânia, a União Europeia precisa de uma reflexão sobre a sua arquitetura institucional e orçamental.

Costa diz que UE precisa olhar arquitetura institucional e orçamental
Notícias ao Minuto

20:06 - 22/06/22 por Lusa

País Ucrânia/Rússia

Num debate, no parlamento, preparatório do Conselho Europeu desta quinta e sexta-feira, que terá como tema central a discussão da concessão à Ucrânia e à Moldova do estatuto de candidato à adesão, António Costa confirmou que Portugal "entende dever acompanhar a recomendação da Comissão Europeia".

Mas a atribuição desse estatuto é fundamental não ser feita "com reserva mental nem de forma a gerar expectativas e frustrações" e "sendo para levar a sério" a UE tem que assumir simultaneamente que precisa de "uma reflexão sobre a sua arquitetura institucional e orçamental", defendeu.

O primeiro-ministro sublinhou ainda que a atribuição do estatuto de candidato à adesão não retira a necessidade de manter o apoio humanitário, financeiro e militar a Kiev, porque tem "um efeito político importante mas não consequências imediatas".

Leia Também: Costa aguarda posição de Montenegro sobre novo aeroporto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório