Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

AirBus A330 aterra com sucesso em Lisboa, após "problema operacional"

A aeronave terá sofrido uma falha no trem de aterragem.

AirBus A330 aterra com sucesso em Lisboa, após "problema operacional"
Notícias ao Minuto

18:02 - 18/06/22 por Notícias ao Minuto

País Aeroporto de Lisboa

Um avião que partiu de Lisboa, com destino a Cuba, fez, por volta das 19h10, uma aterragem de emergência no Aeroporto de Lisboa, após uma falha no trem de aterragem, avançou a CNN Portugal.

O AirBus A330 da companhia World2Fly, com capacidade para 388 passageiros, sobrevoou várias zonas no distrito de Lisboa, de modo a gastar combustível para uma aterragem de emergência.

Previa-se que o avião, que declarou emergência às 17h12, poderia fazer uma tentativa de aterragem entre as 19h00 e as 19h30, informou a agência Lusa.

Fonte da NAV,  empresa que controla o tráfego aéreo, disse também que "todas as medidas de precaução foram tomadas", assim como todos os "procedimentos de segurança". Confirmou ainda que o avião tinha um problema no trem da frente, que não recolhia.

João Filó, diretor de treino da World2Fly, assegurou, à SIC Notícias, que o avião aterraria de forma normal, negando que a aeronave tivesse "probabilidade de aterrar de nariz". A mesma aeronave seguiria, depois, o percurso determinado, "com todos os passageiros".

"O avião nunca esteve envolvido em qualquer tipo de emergência", reiterou, revelando que se tratava apenas de um "problema operacional".

Miguel Freitas Simões, presidente executivo da empresa, complementou que "o avião regressou a Lisboa por motivos de ordem operacional que se prende com uma inspeção feita no trem de aterragem".

"Não houve qualquer emergência declarada. Isto é um regresso em circunstâncias operacionais num contexto de não emergência e que implica uma verificação rápida no aeroporto de Lisboa", apontou.

Na verdade, os passageiros não chegaram a sair do avião, segundo relatos feitos por alguns deles à CNN Portugal. Com uma jornalista do canal a bordo, que descreveu o ambiente durante o tempo em que a aeronave esteve a voar a norte de Sintra 'como calmo', o avião descolou por volta das 21h00, com todos os passageiros - tal como previsto.

Ainda assim, o Aeroporto de Lisboa acionou o alerta laranja. A Proteção Civil, por sua vez, aguardava o desenvolvimento da situação, tendo 35 operacionais e 10 viaturas disponíveis.

O voo, com destino a Varadero, partiu de Lisboa às 16h36, de acordo com dados disponíveis no FlightRadar.

O avião esteve cerca de duas horas a voar em círculos, de modo a diminuir o risco de incêndio ou de explosão na aterragem.

[Notícia atualizada às 21h34]

Leia Também: 'Mar' de malas no terminal 2 do aeroporto de Heathrow após avaria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório