Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Santos Silva e opositora bielorrussa discutiram "consequências da guerra"

As duas figuras examinaram "em conjunto as consequências da guerra contra a Ucrânia".

Santos Silva e opositora bielorrussa discutiram "consequências da guerra"

O presidente da Assembleia da República esteve reunido com a líder da oposição da Bielorrússia, que realizou uma viagem de dois dias a Portugal a convite do ministro dos Negócios Estrangeiros.

"Reuni com a líder da oposição democrática da Bielorrússia Svetlana Tikhanovskay", escreveu Augusto Santos Silva no Twitter.

"Pudemos examinar em conjunto as consequências da guerra contra a Ucrânia e as perspetivas de evolução na Bielorrússia", rematou o responsável.

A principal líder da oposição, que está exilada na Lituânia, foi recebida, na quinta-feira, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Para além de se encontrar com Santos Silva, no mesmo dia reuniu também com o responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho e também com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Svetlana Tikhanovskay substituiu o marido como candidata da oposição depois de este ter sido preso em maio de 2020. Sergei Tikhanovsky é um dos 882 presos políticos a que Svetlana Tikhanovskaya fez referência no discurso proferido no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, quando recebeu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, juntamente com outros dirigentes da oposição democrática bielorrussa. Em 2021, ele foi condenado a 18 anos de prisão na Bielorrússia.

Leia Também: Rússia liberta médica que divulgou imagens do 'horror' de Mariupol

Recomendados para si

;
Campo obrigatório