Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Mais 10 casos de Monkeypox em Portugal. São já 241

Novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). 

Mais 10 casos de Monkeypox em Portugal. São já 241
Notícias ao Minuto

10:51 - 15/06/22 por Carmen Guilherme

País Monkeypox

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou, esta quarta-feira, que foram confirmados mais 10 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal,  elevando o total para 241. 

Segundo uma nota divulgada pela autoridade de saúde, "a maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve".

"Todos as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos", acrescenta.

À semelhança dos últimos dias, a DGS assegura que "os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis".

"A informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional", sublinha a DGS, que garante que "continua a acompanhar a situação" em articulação com as instituições europeias.

Recorde-se que a autoridade de Saúde aconselha os "indivíduos que apresentem erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço", a procurar aconselhamento clínico. Ao dirigirem-se a uma unidade de saúde, deverão "cobrir as lesões cutâneas".

Perante sintomas suspeitos, os doentes abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar "vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas".

[Notícia atualizada às 10h55]

Leia Também: OMS vai mudar o nome do vírus Monkeypox por ser "discriminatório"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório