Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sala de partos do Hospital de Santa Maria totalmente ocupada

A sala de partos do Hospital de Santa Maria estava com as camas totalmente ocupadas cerca das 17:00 de hoje, uma situação que fonte do Centro Hospitalar Lisboa Norte considerou ser "circunstancial" e que acontece várias vezes.

Sala de partos do Hospital de Santa Maria totalmente ocupada
Notícias ao Minuto

17:47 - 14/06/22 por Lusa

País Hospital de Santa Maria

"Circunstancialmente, a sala de partos está cheia. Temos todas as camas da sala de partos ocupadas", adiantou a mesma fonte à agência Lusa, ao avançar que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) foi informado para fazer a gestão em rede.

Adiantou ainda não existir um "nexo causal" entre ocupação do bloco de partos que se verificou na tarde de hoje no Hospital de Santa Maria e os constrangimentos que se verificam noutros hospitais e maternidades por falta de especialistas.

Quanto ao serviço de urgência do Hospital de Santa Maria, assegurou que está a funcionar com equipas escaladas e com médicos necessários.

A mesma fonte avançou ainda que, ao fim da tarde, a sala de partos já tinha vagas e "está a receber" grávidas de forma normal, e que o único pedido ao CODU de desvio de uma grávida ocorreu durante a madrugada de hoje.

Na segunda-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou que vai ser posto em prática "um plano de contingência" entre junho e setembro para procurar resolver a falta de médicos nas urgências hospitalares do país.

Marta Temido falava após um dia de reuniões com diretores clínicos de vários hospitais da região de Lisboa, e depois com sindicatos e a Ordem dos Médicos sobre a "instabilidade do funcionamento" destes serviços.

A falta de médicos em vários hospitais do país tem levado nos últimos dias ao encerramento de urgências de obstetrícia, ou a pedidos aos centros de orientação de doentes urgentes (CODU) de reencaminhamento de utentes para outros hospitais.

[Notícia atualizada às 19h52]

Leia Também: Urgências de Obstetrícia de Portalegre fecham a partir de amanhã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório