Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ordem critica incapacidade do Ministério da Saúde em contratar médicos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos criticou hoje "a incapacidade do Ministério da Saúde" de contratar os 1.212 médicos recém-especialistas que aguardam a publicação do mapa de vagas, três meses após concluírem o internato.

Ordem critica incapacidade do Ministério da Saúde em contratar médicos
Notícias ao Minuto

12:03 - 13/06/22 por Lusa

País Ordem dos Médicos

Em comunicado, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que "são três meses de indefinição por parte da tutela, com consequências dramáticas nos recursos humanos do Serviço Nacional de Saúde (SNS)".

O presidente da SRCOM, Carlos Cortes, contou que, "na região Centro e no resto do país, são notórias as dificuldades que o SNS está a atravessar, nomeadamente em recursos humanos médicos".

"É urgente contratar os 1.212 médicos que aguardam que seja desencadeado o processo de colocação de especialistas que fazem falta aos hospitais e centros de saúde", defendeu.

No seu entender, "o Ministério da Saúde tem sido o principal obstáculo à resolução dos problemas do SNS, por inação e incapacidade de reação, até porque, para além dos atrasos na contratação de médicos especialistas, há outra preocupação a ter em conta: a distribuição das vagas pelo país".

Carlos Cortes considerou que essa distribuição tem sido feita "ignorando a disponibilidade dos médicos para se fixarem em áreas e locais considerados carenciados".

"Nos anos anteriores, o ministério abriu vagas onde não havia médicos interessados e, em simultâneo, não as abria em locais carenciados nos quais médicos já tinham mostrado disponibilidade para exercer", lamentou.

Para o responsável, "é inconcebível esta inércia do Ministério da Saúde" e, "em resultado desta indefinição, muitos jovens especialistas acabam por desmoralizar e tentar outras vias para além do Serviço Nacional de Saúde".

Segundo a SRCOM, dos 1.212 médicos para contratar, há 332 médicos de família, 147 internistas, 71 anestesiologistas, 26 ginecologistas/obstetras, 29 cirurgiões gerais, 21 médicos de saúde pública, 25 pneumologistas, 21 intensivas, 61 pediatras, 15 infeciologistas, 25 neurologistas, 21 oftalmologistas e 51 psiquiatras, entre outras especialidades.

Estes jovens médicos aguardam a abertura do concurso desde a conclusão das provas referentes ao exame para a obtenção do grau de especialista.

"O impacto negativo deste atraso é tremendo. Os doentes são os mais prejudicados. É uma situação intolerável e o que se passa, por exemplo, nas urgências hospitalares, é o resultado de falta de planificação e na incúria gestão de recursos humanos", criticou Carlos Cortes.

Neste âmbito, exortou o Ministério da Saúde a resolver "este inadmissível atraso, fazendo o trabalho que lhe compete".

Leia Também: Hospital de Braga vai fechar Urgência de Obstetrícia no domingo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório