Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Ministro da Educação visita Massachusetts com foco no ensino Português

O ministro da Educação, João Costa, disse hoje à Lusa que as comunidades portuguesas e o ensino do Português estarão em foco na sua visita ao estado norte-americano de Massachusetts, onde chegou na noite de quinta-feira.

Ministro da Educação visita Massachusetts com foco no ensino Português
Notícias ao Minuto

19:41 - 10/06/22 por Lusa

País João Costa

Com passagens previstas por cidades como Boston, Hudson e New Bedford, que acolhem uma forte comunidade portuguesa, João Costa salientou que o principal objetivo desta deslocação é estar com os portugueses e visitar algumas das escolas que têm programas na área do ensino português.

"Juntamos as celebrações do Dia de Portugal e das Comunidades, num trabalho de conhecimento e de proximidade à comunidade portuguesa, mas também aproveitando as minhas funções enquanto ministro da Educação para conhecer aqui alguns programas que estão a ser desenvolvidos no ensino do português, não só aos filhos, netos e bisnetos dos nossos emigrantes, mas também a todos querem conhecer a língua e a cultura portuguesa", afirmou o governante.

"Terei um programa intenso, mas de grande proximidade e celebração deste valor imenso da nossa comunidade portuguesa", acrescentou.

Na manhã de hoje, o ministro da Educação visitou a 'Camela A. Farley Elementary School', no distrito escolar de Hudson, onde foi recebido por alunos que frequenta o jardim de infância e integram o Programa de imersão Bilingue ('Portuguese Dual Language Immersion Program').

"Temos cerca de 560 alunos inscritos a estudar português. É um número bastante animador. É um programa de língua dual, desde o pré-escolar e continua pelos anos seguintes tanto com português como língua do mundo, mas também com português como língua de herança, e vai até à escola secundária, sempre com programas muito interessantes", destacou.

Numa reunião com os responsáveis pelo programa de português no Distrito Escolar de Hudson, João Costa conseguiu "estabelecer pontes" para parcerias futuras.

"Foram feitas pontes para que estas escolas entrem nas nossas redes com as Bibliotecas Escolares, com o nosso Plano Nacional das Artes ou para que participarem no Concurso Nacional de Leitura, para assim estabelecermos ligações mais fortes entre a comunidade portuguesa, entre os alunos de português aqui e os alunos que estão em Portugal, para se conhecerem melhor e também para haver da parte dos alunos portugueses uma valorização cada vez maior das comunidades portuguesas", explicou o ministro.

De acordo com dados fornecidos pelo governante, 80% dos alunos que estudam português nos Estados Unidos da América (EUA) estudam-no integrado no currículo, nas escolas públicas, e apenas 20% no chamado ensino paralelo.

"É um número muito bom e que decorre de um trabalho muito importante da Coordenação do Ensino de Português nos Estados Unidos, feita por João Caixinha", avaliou.

A colaboração mantida ao longo de mais de uma década ao abrigo do Memorando de Entendimento entre o Instituto Camões e o Departamento de Educação dos Ensinos Básico e Secundário de Massachusetts (MDESE), constitui um caso de sucesso na promoção do ensino da língua portuguesa nos EUA.

Assume particular importância o programa de professores visitantes de Portugal, que chegam ao país para ensinar o idioma nos distritos escolares de Massachusetts, sem quaisquer custos para Portugal, segundo a Coordenação do Ensino de Português nos EUA.

Ainda hoje, João Costa, linguista de formação, participará na conferência "Aquisição de Línguas e Políticas Educativas" do MIT (Massachusetts Institute of Technology, ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts na tradução para português), onde teve a oportunidade de fazer parte dos seus estudos.

Posteriormente, o responsável pela tutela da Educação seguirá para New Bedford, onde participará numa cerimónia do hastear da bandeira, assistirá a uma atuação de um grupo folclórico e visitará uma exposição do artista açoriano Domingos Rebelo.

A viagem do governante será encerrada em Boston, onde terá um fim de semana dedicado a encontros e convívios com a comunidade portuguesa e onde visitará ainda a instalação da artista Joana Vasconcelos no MAAM -- 'MassArt Art Museum'.

Leia Também: Matemática no ensino secundário vai mudar em setembro de 2024

Recomendados para si

;
Campo obrigatório