Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

PS diz que Portugal perdeu uma das suas artistas com maior expressão

A direção nacional do PS lamentou, esta quarta-feira, a morte da pintora Paula Rego, em Londres, e considerou que Portugal perdeu uma das suas artistas plásticas mais completas e com maior expressão no mundo.

PS diz que Portugal perdeu uma das suas artistas com maior expressão
Notícias ao Minuto

18:20 - 08/06/22 por Lusa

País Paula Rego

A pintora Paula Rego, uma das mais aclamadas e premiadas artistas portuguesas a nível internacional, morreu na manhã desta quarta-feira, em Londres, aos 87 anos.

"A direção nacional do PS lamenta profundamente a morte da pintora Paula Rego. Portugal perdeu uma das suas artistas plásticas mais completas e com maior expressão no mundo", refere-se numa nota publicada no sítio deste partido na internet.

Segundo o PS, Paula Rego "constituiu uma carreira recheada de obras que se tornaram ícones da cultura plástica portuguesa, reconhecidas em todo o mundo".

"A sua obra começou, desde 2009, a ser exposta em permanência na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais", observa-se na mesma nota.

O PS salienta também que Paula Rego "nunca hesitou em tomar posição quanto a fenómenos sociais prementes como são exemplos o aborto e a violência doméstica".

"Deixa-nos, entre tantas outras obras, o retrato oficial de Jorge Sampaio enquanto Presidente da República, no qual rompeu com os cânones tradicionais do retrato oficial presidencial", assinala-se no mesmo texto.

Ainda de acordo com os socialistas, "o reconhecimento que Paula Rego granjeou está patente nos vários doutoramentos honoris causa que lhe foram atribuídos e nas várias homenagens institucionais e de cariz espontâneo que lhe foram dedicadas".

"Foi nomeada, em 2010, Dama Comandante da Ordem do Império Britânico (Dame Commander of the Order of the British Empire), pela sua contribuição para as Artes pela Rainha Isabel II do Reino Unido e, em 2019, recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Governo Português. Neste dia triste para a cultura e a arte portuguesas, a Direção Nacional do Partido Socialista endereça as suas mais sinceras condolências aos seus familiares, amigos e admiradores", acrescenta-se.

Leia Também: Serralves lembra Paula Rego, que mostrou que "nada é simples e imediato"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório