Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Imigrantes "trazem riqueza e diversidade às comunidades", diz o Governo

A secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, considerou hoje que o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Cantanhede vai beneficiar não só os imigrantes, mas também a comunidade daquele concelho.

Imigrantes "trazem riqueza e diversidade às comunidades", diz o Governo
Notícias ao Minuto

18:41 - 07/06/22 por Lusa

País Imigrantes

"Esta resposta que hoje se cria do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes vem reforçar as respostas e as políticas públicas, não apenas do Governo da República, mas sobretudo ao nível do vosso território", disse hoje a secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, à margem da assinatura do protocolo entre o Município de Cantanhede e o Alto Comissariado para as Migrações, para a criação do CLAIM.

A governante considerou que quem vai beneficiar desta resposta "não são apenas os imigrantes que procuram Cantanhede", mas também "a comunidade de Cantanhede que já aqui estava", já que os imigrantes "trazem riqueza e diversidade às comunidades, são contribuintes líquidos para a economia através das suas contribuições e impostos e de segurança social".

"Teremos no caso de Cantanhede, mas no caso dos outros territórios também, todos teremos muito a beneficiar de uma plena integração dos imigrantes", frisou.

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) foi inaugurado hoje, e está situado na Casa Francisco Pinto, em Cantanhede, no distrito de Coimbra.

Trata-se de um centro de apoio com atendimento que irá acolher e integrar os imigrantes ou famílias de imigrantes, facultando o apoio necessário à sua integração social.

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, referiu que o município há algum tempo que exerce a maioria das funções que estão atribuídas ao CLAIM, no âmbito deste protocolo.

"Os benefícios da parceria que a partir de hoje passa a ter enquadramento institucional são por demais evidentes, desde logo os que se prendem com o suporte técnico assegurado pelo Alto Comissariado nos termos das orientações estabelecidas tendo em vista o reforço das boas práticas neste domínio", sublinhou.

A autarca adiantou ainda que há empresas, naquele concelho, que "têm dado conta da dificuldade em encontrarem trabalhadores disponíveis", pelo que a vinda de imigrantes "ajuda a suprir as carências que se registam a esse nível, beneficiando assim das oportunidades de emprego e contribuindo para o incremento da economia do concelho".

Helena Teodósio deu ainda nota dos esforços dos serviços da autarquia no terreno e o trabalho desenvolvido no âmbito da rede social, os planos de intervenção social em áreas específicas, às iniciativas direcionadas para a capacitação dos cidadãos e para a prevenção de comportamentos de risco, bem como os programas concretos de inclusão social.

"A Câmara Municipal tem apostado na criação de condições que facilitam a participação de cidadãos e entidades em iniciativas de caráter social", adiantou.

"Nesse sentido, promoveu a criação e está a dinamizar Banco de Voluntariado, que tem registado um nível de atividade assinalável no apoio social a determinados setores da população, e foi constituído o Banco de Recursos, que tem vindo a coordenar e a sistematizar o apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, desde 2007", concluiu.

Leia Também: Exército libanês detém 64 migrantes que tentavam chegar à Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório