Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sismo de magnitude 5.0 registado perto da ilha do Corvo

Em causa está um sismo que foi registado pelas 20h59, hora local (21h59 em Portugal continental).

Sismo de magnitude 5.0 registado perto da ilha do Corvo
Notícias ao Minuto

23:19 - 06/06/22 por Ema Gil Pires

País Sismo

Um sismo de 5.0 na escala de Richter foi registado, esta noite, nas proximidades da ilha do Corvo, nos Açores. A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado, que dá conta de que o epicentro deste fenómeno se localizou "a cerca de 490 quilómetros a Norte-Nordeste de Corvo".

Em causa está um sismo que foi registado pelas 20h59, hora local (21h59 em Portugal continental).

A este primeiro abalo seguiu-se, cerca de 20 minuto depois, um outro, de magnitude ligeiramente superior (5.1 na escala de Richter), pelas 21h23, hora local (22h23 em Portugal continental). Tal como o primeiro, este sismo, com epicentro a "cerca de 480 km a Norte-Nordeste de Corvo", foi "registado nas estações da Rede Sísmica Nacional", informa um outro comunicado do IPMA.

O IPMA dá conta, através destes dois comunicados, de que até "à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação" confirmando que qualquer destes sismos tenha sido sentido pela população.

O instituto destacou ainda que irá emitir novos comunicados se "a situação o justificar".

Recorde-se que, desde o dia 19 de março, tem existido nas proximidades da ilha açoriana de São Jorge uma atividade sísmica acima do normal. Desde o início da crise sismovulcânica na região foram registados mais de 36 mil abalos, de acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

[Notícia atualizada às 23h44]

Leia Também: Abalo de 2,4 na escala de Richter sentido em São Jorge

Recomendados para si

;
Campo obrigatório