Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Duplicar produção de cereais? "É uma boa notícia"

Presidente da República diz que cereais são uma “potencialidade a explorar”.

Duplicar produção de cereais? "É uma boa notícia"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou, este sábado, que o aumento da produção nacional de cereais é uma “boa notícia”.

Em declarações aos jornalistas na inauguração  da 58ª Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, o chefe de Estado foi convidado a reagir às palavras da ministra da Agricultura que, algumas horas antes, havia dito que Portugal tem uma estratégia para mais que duplicar a produção nacional de cereais que os portugueses consomem.

Marcelo começou por destacar que “durante muito tempo” se deixou de falar tanto nos cereais, não só em Portugal, mas também noutros países, falando naquilo que são “ciclos”.

“E agora neste novo ciclo, volta a falar-se e bem nos cereais e nós percebemos porquê”, notou, referindo-se à guerra na Ucrânia e ao impacto que a mesma tem gerado. 

Para Marcelo, os cereais são uma “potencialidade a explorar”, uma vez que há “condições para isso” e porque há uma “situação no contexto envolvente que convida a isso”.

“Portanto, é uma boa notícia essa aposta do Governo e aposta dos agricultores - tem de ser em conjunto - naquilo que foi em vários momentos da nossa história um fator de riqueza nacional” considerou. 

Recorde-se que, em Leiria, este sábado, a ministra da Agricultura disse que Portugal “produz atualmente 18% dos cereais que consome” e que “há uma estratégia para aumentar até 38%”. Maria do Céu Antunes afirmou ainda que acredita que não haverá escassez do produto no país. 

O Presidente da República aproveitou ainda o momento para saudar o “salto” dado pela agricultura portuguesa nos últimos anos. Depois de cerca de duas horas de contactos com expositores e agricultores naquela feira, Marcelo afirmou encontrar um certame “mais forte, mais virado para o futuro, mais dinâmico”.

[Notícia atualizada às 18h19]

Leia Também: Portugal quer mais que duplicar produção nacional de cereais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório