Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 21º

Moedas: Museu do Tesouro Real é "reconciliação entre passado e futuro"

Carlos Moedas esteve presente na inauguração do Museu do Tesouro Real, onde afirmou que representa "um elo de uma longa história que une o passado longínquo ao futuro".

Moedas: Museu do Tesouro Real é "reconciliação entre passado e futuro"
Notícias ao Minuto

19:22 - 02/06/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Museu do Tesouro Real

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas inaugurou, na quarta-feira, o Museu do Tesouro Real, Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, onde relembrou como chegou "aos nossos dias como um palácio inacabado".

Recorda a história envolta e mencionou que, com a sua inauguração, se está "a assinalar um elo de uma longa, longuíssima, corrente história que une o passado longínquo ao futuro, que une a cultura material à imaterial, que invoca os aspetos fundamentais da nossa historia política e diplomática".

Para Carlos Moedas esta é uma "reconciliação entre o passado e o futuro", uma celebração harmónica "entre o património material e imaterial", visto que se disponibiliza, pela primeira vez, aos portugueses "um tesouro que é deles" e que "nas últimas décadas esteve na escuridão das caixas e gavetas por não haver condições de segurança para o mostrar".

O presidente da CML expressou um sentimento de orgulho e deixou uma palavra "a quem trabalhou de forma incansável ao longo de anos", como curadores, conservadores, financeiros, operários, entre outros, que possibilitaram a recuperação do museu.

Congratulou ainda o autor do projeto, João Carlos Santos, e agradeceu, entre outros, ao seu antecessor Fernando Medina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório