Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

Celebrações do Dia de Portugal começam hoje em várias cidades dos EUA

As celebrações do Dia de Portugal começam hoje em várias cidades norte-americanas e irão prolongar-se durante o mês, com festejos que incluem içar da bandeira, arraiais e concertos, após dois anos de pandemia que impediram a festa.

Celebrações do Dia de Portugal começam hoje em várias cidades dos EUA
Notícias ao Minuto

22:10 - 01/06/22 por Lusa

País Dia de Portugal

Em Union, no estado de Nova Jérsia, a Associação Cívica Luso-Americana (PACA, na sigla em inglês) levará hoje a cabo o içar da bandeira portuguesa, dando assim início às festividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no município.

Já para sexta-feira e sábado, a PACA organizou um evento que incluirá muita música e comida portuguesa.

Em Elizabeth, cidade de Nova Jérsia que acolhe uma grande comunidade lusitana, os festejos começam no dia 03 de junho e estendem-se até ao próximo dia 08, e incluem uma cerimónia de içar da bandeira, dois dias de arraial, um desfile e uma missa do Dia de Portugal na Catedral do Sagrado Coração, em Newark.

Ainda em Nova Jérsia, na cidade de Kearny, a Associação Cultural Portuguesa daquela região projetou os festejos para 05 de junho, tendo programado para esse dia uma missa solene, o içar da bandeira na Câmara Municipal e um arraial com muita sardinha e muita música.

Um pouco mais ao lado, em Mineola, cidade no estado de Nova Iorque que é presidida pelo luso-americano Paulo Pereira, 12 de junho foi o dia escolhido um grande desfile da comunidade portuguesa na região, após um hiato de dois anos devido à covid-19.

Em Rhode Island, na região de Nova Inglaterra, a música será parte principal dos festejos, que contarão com atuações bem portuguesas como dos Concertinas de Portugal, Ruben Aguiar, Tânia da Silva, entre outros.

De 09 a 12 de junho, a festa será feita na Avenida Ponta Delgada, em Fall River, no estado de Massachusetts, onde a organização quer fazer uma celebração memorável, após a pandemia.

Zé Amaro, Lucenzo e Rodrigo Leal, filho de Roberto Leal, são alguns dos nomes que vão subir ao palco ao longo desse fim de semana e que a organização do evento espera que atraiam multidões.

Também no dia 12, mas em Connecticut, as celebrações começarão com um desfile cultural, sendo seguido por várias atuações musicais e de dança, jogos de futebol e demonstrações de culinária portuguesa.

Na Florida, comida e música tradicional portuguesa não faltarão nas celebrações marcadas para cidades como Palm Coast, St. Petersburg ou Port St. Lucie.

Na Califórnia, em San Jose, o Dia de Portugal irá comemorar-se com uma exibição dedicada aos 600 anos da descoberta da Madeira no Museu Português, que celebra 25 anos, seguindo-se uma missa, um desfile e muitos concertos musicais no dia 11 de junho.

Leia Também: 10 de Junho. Santos Silva vai estar com comunidades portuguesas do Canadá

Recomendados para si

;
Campo obrigatório