Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

GNR participa criminalmente de Sá Pinto junto do MP de Guimarães

Em causa as declarações proferidas pelo treinador do Moreirense Futebol Clube na véspera do jogo com o Grupo Desportivo de Chaves.

GNR participa criminalmente de Sá Pinto junto do MP de Guimarães
Notícias ao Minuto

18:16 - 30/05/22 por Catarina Correia Rocha com Lusa

País Ricardo Sá Pinto

A Guarda Nacional Republicana (GNR) decidiu, esta segunda-feira, "participar criminalmente" de Ricardo Sá Pinto, treinador do Moreirense, devido a "declarações proferidas" na véspera do jogo com o Chaves.

"Considerando as declarações proferidas pelo treinador do Moreirense Futebol Clube na véspera do jogo com o Grupo Desportivo de Chaves, visando um militar da Guarda, a Guarda Nacional Republicana entendeu participar criminalmente dos factos em causa junto do Ministério Público de Guimarães", é indicado em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, onde é ainda justificado que a Guarda não reagiu "no próprio dia em razão da segurança de todos os presentes no jogo que decorreu no dia de ontem."

"Dada a gravidade do sucedido", aponta a GNR, os factos foram também "remetidos à Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto".

Na mesma nota, os militares fazem questão de explicar que, "semanalmente", são empenhados "uma média de cerca de 1.500 militares no policiamento desportivo, assumindo-se como uma das entidades de referência a nível nacional na transmissão dos valores contra a violência no desporto nacional, pelo que considera inaceitáveis as declarações em apreço".

De recordar que Ricardo Sá Pinto criticou, no sábado, a sua ausência nos dois encontros com o Desportivo de Chaves, do 'play-off' de permanência na I Liga, que ditou a descida dos minhotos ao escalão secundário oito anos depois, atribuindo culpas ao comandante Orlando Mendes.

"Este capitão é um grande mentiroso. As pessoas da vila de Moreira de Cónegos têm de se revoltar perante este capitão, que pôs em causa o sucesso deste clube. Ninguém diz nada, mas sabem o que vai acontecer? Vai ser contra tudo e contra todos", atirou o ex-internacional português, na véspera da vitória ante os flavienses (1-0), que foi escassa para anular a desvantagem (2-0) trazida da primeira mão, realizada em Trás-os-Montes.

O treinador foi sancionado com 15 dias de suspensão e uma multa de 2.805 euros, tendo em conta incidências no final do triunfo frente ao Vizela (4-1), da 34.ª e última jornada, que, aliada ao empate do Tondela com o Boavista (2-2), levou o Moreirense ao 'play-off'.

De acordo com o relatório do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que incluiu o testemunho do comandante do Destacamento Territorial de Guimarães, a punição deveu-se a "lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa".

[Notícia atualizada às 18h23]

Leia Também: ANOG repudia críticas de Ricardo Sá Pinto a comandante da GNR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório