Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Alexandre sofre de autismo e necessita de terapias. Pais pedem ajuda

Família lançou uma campanha e pede ajuda, seja a doar um valor monetário ou através da partilha da história de Alexandre.

Alexandre sofre de autismo e necessita de terapias. Pais pedem ajuda
Notícias ao Minuto

10:11 - 30/05/22 por Notícias ao Minuto

País Angariação

Os pais de um menino com autismo lançaram uma campanha de angariação de fundos para que este possa ter acesso a terapia da fala e ocupacional. 

Alexandre, que tem três anos e é natural de Braga, foi diagnosticado "com autismo moderado a severo com dois anos e seis meses", segundo explica a mãe na página da plataforma gofundme, criada para a campanha, acrescentando que o menino é seguido em diversas especialidades como neonatologia, pedopsiquiatria ou pediatria do desenvolvimento.

Alexandre é dependente de uma terceira pessoa em várias tarefas diárias e tem "hipersensibilidade a diversos ruídos". A família explica que o menino "necessita de fazer terapia da fala e terapia ocupacional", mas continua a aguardar pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) para ter acesso gratuito às consultas, uma vez que "a lista de espera é demasiado longa"

"O Alexandre foi diagnosticado uma criança não verbal uma vez que o desenvolvimento dele está muito atrasado para a idade que tem devido à situação do autismo", acrescenta a família, que explica que o menino "não tem noção do perigo" e apresenta agressividade "com ele próprio e para com os outros".  

Desta forma, os pais, que têm outros três filhos, pedem ajuda para que Alexandre consiga fazer as terapias pelo privado, destacando que cada sessão, tanto de terapia da fala como de terapia ocupacional, tem um valor de 30 euros, com duração de 45 minutos, num total mensal de 750 euros se o menino realizasse terapia todo os dias da semana.

A família destaca que não consegue suportar estas despesas, uma vez que a mãe é cuidadora informal do menino a tempo inteiro e o pai tem um rendimento mensal de 700 euros.

"Infelizmente não temos como suportar as despesas mensais para que o nosso filho possa ter as terapias que tanto precisa e infelizmente o estado pouco ou nada ajuda nas terapias das crianças com necessidades especiais que tanto precisam delas", destaca, sublinhando que "o autismo não tem cura mas tem tratamento" e as terapias são "essenciais".

"Infelizmente a lista de espera para as terapias do SNS está demasiado demorada e o Alexandre não pode esperar, peço a quem puder ajudar nem que seja a compartilhar a história do Alexandre já e uma grande ajuda", apelam.

A família está a angariar um total de cinco mil euros, "que dará para cerca de sete meses de terapias garantidas para o Alexandre

"Ficamos muito gratos por todos os gestos e qualquer tipo de valor que consigam dispensar", completam.

Para ter acesso à campanha basta clicar aqui.

Leia Também: Marcelo frisa importância de apoiar quem tem "diferentes capacidades"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório