Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Apreendida mais de uma tonelada de sardinha em Portimão

Mil quilos foram colocados à venda em lota, por garantirem condições para consumo humano, sendo que o restante pescado foi doado ao Zoo de Lagos.

Apreendida mais de uma tonelada de sardinha em Portimão
Notícias ao Minuto

12:41 - 27/05/22 por Notícias ao Minuto

País Apreensões

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão, apreendeu, na quinta-feira, mais de uma tonelada de sardinha, no concelho de Portimão, revela  a Guarda Nacional Republicana (GNR) em comunicado. 

Durante uma ação de fiscalização - destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização de pescado fresco - os militares da Guarda realizaram uma ação de fiscalização na Lota de Portimão, "tendo detetados 1.000 quilos de sardinha (Sardina pilchardus), que foram apreendidos por ultrapassar o limite diário de captura, bem como 120 quilos de sardinha que foram apreendidos por falta de rastreabilidade", uma vez que não foi possível determinar a sua origem, constituindo por isso um perigo para a saúde pública.

No seguimento da ação foram elaborados dois autos de contraordenação.

Após verificação higiossanitária, mil quilos de sardinhas foram colocados à venda em lota, por garantirem condições para consumo humano, sendo que o restante pescado foi doado ao Zoo de Lagos.

A GNR relembra ainda em comunicado que os recursos marítimos devem ser "explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais".

Leia Também: Homem de 64 anos desaparecido desde quarta-feira em Mortágua 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório