Continente, Madeira e ilha Terceira com risco elevado de radiação UV

Portugal continental, o arquipélago da Madeira e a ilha Terceira, no grupo central dos Açores, apresentam hoje um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Notícia

© iStock

Lusa
27/05/2022 08:00 ‧ 27/05/2022 por Lusa

País

Radiação

O continente e o arquipélago da Madeira estão hoje com risco muito elevado de exposição à radiação UV, com exceção do distrito de Leiria e a ilha da Madeira, que estão com níveis elevados.

O IPMA colocou também as ilhas de São Miguel, Faial e Flores, nos Açores, em risco moderado de exposição à radiação UV.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

Para as regiões com risco elevado, recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't'shirt' e protetor solar.

Leia Também: Portugal vai construir pequeno telescópio para estudar o Sol no Chile

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas