Meteorologia

  • 27 OUTUBRO 2021
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Desapareceram cinco adolescentes por mês em 2013

O ano de 2013 registou um aumento das fugas, relativamente à população mais jovem do país. Segundo o Jornal de Notícias, no ano passado, desapareceram mais de 60 adolescentes, o que faz uma média de cinco jovens por cada mês. Contaram-se 34 casos por fuga e 24 por rapto.

Desapareceram cinco adolescentes por mês em 2013

Está a ser elaborado, pelo Instituto de Apoio à Criança, um relatório de atividade sobre os desaparecimentos de crianças e adolescentes no país. Segundo os dados divulgados pelo Instituto e publicados no Jornal de Notícias, fuga, rapto parental e jovens perdidos são os fatores que ocupam a lista das razões. Além disso, os desaparecimentos aumentam no verão, na altura dos festivais.

O ponto de situação resume o sumiço de 60 crianças e jovens, o que equivale a uma média de cinco desaparecidos por cada mês do ano. Estes casos dividem-se em fugas voluntárias e raptos parentais.

Ana Vasconcelos, pedopsiquiatra, vê neste contexto um “reflexo da diminuição das atividades económicas”, que acabam por dificultar a vida às famílias. “Quando a casa não tem um ambiente contentor de que os adolescentes precisam, estes ficam sem bússola. Muitas vezes, o jovem transforma-se num consolo para os pais e invertem-se os papéis, fiando aquele sobrecarregado”.

A 31 de dezembro de 2013, 52% dos desaparecidos ainda estavam por encontrar. Dos que desapareceram, seis demoraram mais de um mês a ser vistos e outros seis andaram uma semana incontactáveis. Em 2012, a SOS criança registou-se 53 desaparecidos. Em 2011 contabilizaram-se 39.

O psicólogo Armando Afonso relaciona este fenómeno com as falhas que possam existir no “porto de abrigo”.

De acordo com os registos da GNR, 2013 reuniu 277denúncias de desaparecimentos. Desses, 96 foram anulados quando as crianças apareceram, mas ainda restaram 181 desaparecidos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório