Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

GNR da Covilhã resgata corso recém-nascido e texugo

Os animais foram entregues no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco.

Notícias ao Minuto

12:23 - 26/05/22 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O Comando Territorial de Castelo Branco resgatou, nos dias 24 e 25 de maio, um corso recém-nascido, Capreolus capreolus, e um texugo-europeu, Meles meles, no concelho da Covilhã.

O comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR) revela que no dia 24 de maio, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) foram alertados por populares um corso recém-nascido que se encontrava a deambular sozinho na via pública, na localidade de Erada.

"No seguimento da ação, deslocaram-se para o local, onde localizaram e recolheram o espécime, que aparentava estar desnutrido e debilitado", pode ler-se. 

No dia seguinte, os elementos do NPA foram alertados que um texugo-europeu se encontrava junto a uma zona residencial, na localidade de Teixoso. Também este aparentava estar ferido e debilitado.

"Os animais foram entregues no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural", revela a nota.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520). 

Leia Também: Detido por posse ilegal de arma depois de ser denunciado por ameaças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório