Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mais câmaras de comércio portuguesas serão reconhecidas pelo Estado

O vice-presidente da Comissão Executiva da Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas disse hoje à Lusa que pelo menos mais seis câmaras espalhadas pelo mundo terão o seu estatuto reconhecido pelo Estado português.

Mais câmaras de comércio portuguesas serão reconhecidas pelo Estado
Notícias ao Minuto

21:42 - 25/05/22 por Lusa

País Estado

"Através do reconhecimento pelo Governo Português", haverá "um reforço no complemento da política de internacionalização e da expansão da economia", seja a nível de nível de investimento, ou de comércio, afirmou à Lusa Armando Abreu.

Desde domingo e até hoje, cerca de 20 câmaras estiveram reunidas presencialmente, e mais de 30 virtualmente na cidade brasileira de Fortaleza, na primeira reunião de Câmaras de Comércio Portuguesas espalhadas pelo mundo desde o início da pandemia.

"Verificou-se uma sinergia muito grande entre o Governo Português, as câmaras de comércio, embaixada e AIECEP", frisou Armando Abreu, que é também presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB).

Para além dos representantes das Câmaras portugueses, marcaram também presença o secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, o secretário de Estado da Economia, João Neves, o Embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, entre outros.

O reconhecimento oficial pelo Governo português como de entidade de utilidade publica das câmaras do Luxemburgo, Alemanha, China e algumas do Brasil está muito bem encaminhado, rejubilou Armando Abreu.

Outra novidade positiva que saiu desta reunião, e que surge como consequência do reconhecimento por parte do Estado português, foi o compromisso da "criação da Federação Mundial das Câmaras de Comércio Portuguesas".

Para o responsável, a criação desta federação, que será fundada em Lisboa, é fundamental e um reconhecimento justo.

"Somos a maior rede de negócios em língua portuguesa", sublinhou.

Para o ano, a reunião anual será realizada em março de 2023 na cidade brasileira de Florianópolis, estado de Santa Catarina.

Leia Também: Fome no Brasil atinge nível recorde em 2021 e excede a média mundial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório