Meteorologia

  • 07 JULHO 2022
Tempo
22º
MIN 21º MÁX 39º

"Portugal continua a ser um dos países mais seguros do mundo"

O primeiro-ministro destacou que a segurança em Portugal é "extremamente importante para quem aqui vive e para quem nos visita, mas também essencial para o ambiente de atração de investimento".

"Portugal continua a ser um dos países mais seguros do mundo"

O primeiro-ministro, António Costa, salientou esta quarta-feira, após a apresentação do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2021, que “Portugal continua a ser um dos países mais seguros do mundo”.

Na rede social Twitter, o chefe de Governo, que presidiu ao Conselho Superior de Segurança Interna esta manhã, destacou que a criminalidade participada “mantém-se em níveis historicamente baixos”, incluindo “a criminalidade violenta e grave, cerca de 10% abaixo da média dos anos de 2016 a 2019”.

“Portugal continua a ser um dos países mais seguros do mundo. Extremamente importante para quem aqui vive e para quem nos visita, mas também essencial para o ambiente de atração de investimento, promovendo o crescimento e progresso do nosso país”, acrescentou.

O primeiro-ministro felicitou ainda “todos os profissionais das forças e serviços de segurança que, com o seu empenho, dedicação e espírito de missão, 24 horas por dia, todos os dias do ano, contribuem para esse objetivo”.

Sublinhe-se que, de acordo com o documento, a criminalidade participada registou um ligeiro acréscimo em comparação com 2020, verificando-se mais 2.597 crimes.

Em 2021 foram denunciados às forças e serviços de segurança 301.394 crimes, mais 0,9% do que em 2020 quando se registaram 298.797. Já a criminalidade violenta e grave registou no ano passado uma descida em comparação com 2020, tendo-se verificado menos 855. O RASI dá ainda conta de 11.614 crimes violentos e graves em 2021, menos 6,9% do que em 2020, quando ocorreram 12.469, mas destaca que a criminalidade, tanto a geral, como a violenta e grave, regista valores abaixo do período pré-pandemia, em 2019.

Leia Também: Delinquência juvenil e violação entre os crimes que aumentaram em 2021

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório