Meteorologia

  • 06 JULHO 2022
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 34º

Número de casos de Monkeypox em Portugal sobe para 49

Número de casos aumentou novamente esta quarta-feira.

Número de casos de Monkeypox em Portugal sobe para 49

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que foram confirmados mais dez casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, existindo, até ao momento, um total de 49 casos confirmados.

A "maioria das infeções foram notificadas em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões do Norte e do Algarve", revelam em comunicado enviado às redações.

Pode ainda ler-se na nota que "todos os casos confirmados são de homens entre os 26 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos".

Estando a DGS a aguardar os resultados laboratoriais relativamente a outras amostras. Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e "mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório".

"Estão em curso os inquéritos epidemiológicos dos casos suspeitos que vão sendo detetados, com o objetivo de identificar cadeias de transmissão, potenciais novos casos, respetivos contactos e ainda eventuais locais de exposição", refere ainda a autoridade de saúde.

Recorde-se que quem apresentar "lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, deve procurar aconselhamento clínico", mas ao dirigir-se a uma unidade de saúde, deve cobrir as lesões cutâneas.

Enquanto houver sintomas de infeção, a pessoa deve "abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estádio, ou outros sintomas", alertam ainda.

O vírus Monkeypox em circulação em vários países, incluindo Portugal, onde não é endémico, pertence a uma linhagem menos agressiva com origem na África Ocidental. Fora da Europa, o vírus já foi detetado nomeadamente nos Estados Unidos, Israel, Canadá e Austrália.

Leia Também: Monkeypox. Dinamarca vai começar a vacinar contactos de risco

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório