Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PSD alerta para estado de "degradação" da Escola Secundária

O deputado do PSD Miguel Santos alertou hoje para a "degradação" da Escola Secundária de Ermesinde, em Valongo, acusando o anterior governo PS de ter gastado "um milhão e 250 mil euros" num projeto "que nunca foi concretizado".

PSD alerta para estado de "degradação" da Escola Secundária
Notícias ao Minuto

20:45 - 07/04/14 por Lusa

País Ermesinde

"O Governo socialista assumiu [no âmbito da Parque Escolar] o compromisso de construção de uma escola secundária nova, coisa que não aconteceu. Gastaram 250 mil euros num projeto de arquitetura e um milhão a fazer estudos geológicos. Esse um milhão e 250 mil seriam, muito provavelmente, mais do que suficientes para fazer todas as reparações que a atual escola necessita", disse à Lusa Miguel Santos.

O deputado da Assembleia da República (AR) que é, simultaneamente, vice-presidente do grupo parlamentar social-democrata e presidente da concelhia do PSD de Valongo, referiu que "o corpo docente da escola e a associação de pais têm manifestado a sua apreensão para a necessidade de intervenções urgentes".

Miguel Santos defendeu que a secundária, que alberga na freguesia de Ermesinde cerca de 1.450 alunos, "tem necessidade de cobertura dos seus pavilhões", entre outros problemas.

"O mobiliário é do século passado e a caixilharia/vidros não garantem a devida climatização. A escola está numa situação bastante triste. Não trabalha com qualidade e conforto e num e noutros casos a segurança também pode estar em causa", acrescentou.

Miguel Santos realçou, ainda, a existência de "quatro mil metros quadrados de cobertura em amianto [placas em fibrocimento]", alertando que "uma parte da qual está em progressiva degradação".

O presidente do PSD de Valongo contou que "há dois anos" promoveu reuniões junto de membros do Governo para garantir uma intervenção de "cerca de 100 mil euros" que chegou a ser feita na cobertura do ginásio e no arranjo de balneários, mas prometeu "voltar a insistir".

"Formalmente, vou apresentar um requerimento na AR. A Direção-Geral de Educação tem uma verba destinada a esta escola, mas é necessário que a eficácia seja maior e que haja maior celeridade na intervenção", referiu.

Na visita à secundária, acompanhado dos vereadores que agora são oposição na Câmara de Valongo e do presidente da Junta de Ermesinde, a comitiva foi alertada para o facto de "muitos alunos estarem a procurar oferta formativa em concelhos limítrofes", assinalou o social-democrata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório