Meteorologia

  • 06 JULHO 2022
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 34º

Gondomar promove aulas de socialização para cães

Uma parceria entre o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e a Câmara de Gondomar inicia no sábado, naquela cidade, aulas de obediência e socialização para cães, procurando evitar devoluções por comportamentos inadequados, foi hoje anunciado.

Gondomar promove aulas de socialização para cães

Em comunicado, o ICBAS explica que este "tipo de formação e apoio tem como finalidade a integração dos animais na sociedade, garantindo uma interação equilibrada com o meio envolvente, com pessoas e com animais".

"As entidades procuram desta forma evitar devoluções por comportamentos inadequados", assinalou o instituto sobre a iniciativa que abrange cães adotados no Centro de Recolha Oficial Animal de Gondomar (CROAG), sob a responsabilidade da médica-veterinária Helena Frias, e cães residentes no município.

Citada pela nota de imprensa, a médica-veterinária responsável pela execução do projeto no ICBAS, Luísa Guardão, salientou que a parceria "permite garantir a integração dos animais nas famílias, evitando a devolução dos mesmos aos centros de acolhimento".

"Este tipo de interação entre tutores e veterinários, na forma de apoio, permite uma formação e adequação constante. Cabe a cada um de nós trabalhar em prol de uma convivência harmoniosa em que todos beneficiam", acrescentou.

O diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho destacou a "importância" do projeto, salientando que a "relação humano cão é mutuamente benéfica e dinâmica, influenciada pelos comportamentos das duas espécies, os quais influenciam a saúde e bem-estar de ambos".

"O ICBAS tem a obrigação de apoiar este tipo de iniciativas, de forma a maximizar as potencialidades desta relação entre pessoas e animais, numa visão holística da saúde", afirmou.

Explica o comunicado que as "aulas são conduzidas pela médica veterinária do ICBAS [Luísa Guardão ) e por um técnico do CROAG. O programa é constituído por cinco sessões, de 45 minutos cada, por um tutor e um animal, uma vez por semana. Os animais são avaliados inicialmente e, posteriormente, distribuídos por grupos".

As aulas de "obediência e socialização para cães tem arranque marcado para o dia 28 de maio", avança a nota de imprensa.

Leia Também: Portugal está a conseguir controlar a vespa das galhas do castanheiro

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório