Procurar

Perda de audição causa maior risco de contrair depressão

Um estudo comprova que as pessoas que sofrem problemas de audição têm maior probabilidade de vir a sofrer de depressão. A incidência é mais forte no sexo feminino, de acordo com um comunicado do GAES - Centros Auditivos.

Notícias ao Minuto
Goreti Pera
07/04/2014 19:40 ‧ há 11 anos por Goreti Pera

País

Estudo

Os adultos com alterações auditivas estão mais vulneráveis à depressão. É o que indica um estudo da GAES – Centros Auditivos, que dá conta de que as mulheres são mais propensas do que os homens a mencionar a depressão, mas menos a admitir os problemas auditivos.

De acordo com um comunicado enviado às redações, dos cerca de 20 mil inquiridos, 9% dos homens e quase 15% das mulheres com problemas auditivos padecem de depressão moderada a grave.

Também o médico Chuan-Ming, do Instituto Nacional de Surdez e Outros Transtornos da Comunicação dos Institutos Nacionais de Saúde, nos EUA, reitera as conclusões, dizendo que “a menor prevalência da depressão é atribuída à maior proporção de pacientes com acesso aos serviços de saúde auditiva”.

“Os homens começam a perder a audição nas frequências altas durante a meia-idade e as mulheres tendem a conservar a audição nas frequências mais altas, que são fundamentais para compreender a linguagem nos ambientes ruidosos, até depois dos 65-70 anos, que é quando começa uma deterioração constante”, esclarece Alexandra Marinho, audiologista e responsável de vendas da zona norte da GAES – Centros Auditivos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10