Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Lisboa e Oeste com apoio de 4,4 milhões para gestão de águas residuais

Os 23 municípios que integram o sistema multimunicipal de saneamento da Grande Lisboa e Oeste vão ter um apoio de 4,4 milhões de euros para erradicar as afluências indevidas de águas residuais industriais, foi hoje divulgado.

Lisboa e Oeste com apoio de 4,4 milhões para gestão de águas residuais
Notícias ao Minuto

16:27 - 24/05/22 por Lusa

País Saneamento

Designado por "Plano de Ação AgIR", este apoio técnico e financeiro será financiado pelo Fundo Ambiental e terá uma duração de quatro anos, decorrendo de uma parceria que será oficializada na quarta-feira entre os 23 municípios e a Águas do Tejo Atlântico, segundo indica a empresa do grupo Águas de Portugal, em comunicado.

"As afluências indevidas de águas residuais industriais às Fábricas de Água (ETAR) da Tejo Atlântico, sem o devido pré-tratamento, têm vindo a ser identificadas como um dos problemas críticos na exploração e na gestão eficiente dos sistemas de recolha e tratamento, representando, atualmente, uma ameaça ao cumprimento das condições estabelecidas nos títulos de utilização de recursos hídricos emitidos para estas instalações", justifica a nota.

Assim, a Águas Tejo Atlântico sublinha que a "nova abordagem", que decorre desta parceria, vai permitir "salvaguardar a integridade dos sistemas públicos de saneamento, contribuir para uma maior harmonia entre a proteção da saúde pública, a melhoria da qualidade das massas de água e a preservação dos ecossistemas".

"O principal objetivo do Plano de Ação AgIR é melhorar a capacidade de resposta operacional das Fábricas de Água, com vista à redução de riscos ambientais provocados pela presença indevida de agentes poluentes no processo de tratamento, pelo que irá ainda promover a formação de técnicos dos municípios e das indústrias no domínio da gestão dos efluentes industriais", é explicado.

No caso do município de Lisboa está prevista a "caracterização das águas residuais afluentes às Fábricas de Água provenientes de unidades hospitalares, de forma a prevenir a resposta a eventuais surtos de doenças".

"As ações previstas neste plano serão uma oportunidade de capacitar e sensibilizar o tecido industrial das regiões abrangidas para a adoção de processos ambientalmente mais sustentáveis e mais eficientes", sublinha a nota.

A cerimónia que vai oficializar este plano decorre na quarta-feira na Fábrica de Água de Alverca do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, sendo presidida pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro.

A empresa Águas do Tejo e do Atlântico é responsável pela recolha, tratamento e a rejeição de efluentes domésticos e urbanos provenientes dos municípios de Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Oeiras, Peniche, Rio Maior, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Leia Também: Mortalidade aumenta e máscara recomendada quando exista risco de contágio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório