Meteorologia

  • 07 AGOSTO 2022
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Autarca de Ponta Delgada lança reflexão sobre data do feriado municipal

O presidente da Câmara de Ponta Delgada, nos Açores, sugeriu que o feriado municipal, que hoje se assinala, por ocasião das festas do Santo Cristo, seja alterado para 02 de abril, dia da cidade.

Autarca de Ponta Delgada lança reflexão sobre data do feriado municipal
Notícias ao Minuto

21:27 - 23/05/22 por Lusa

País Açores

"Alterar, mas manter a segunda-feira do Senhor Santo Cristo como dia festivo, na salvaguarda e no respeito pelo alcance desta tradição secular, pelo significado profundo e pela máxima adesão da população de toda a ilha, que converge para Ponta Delgada", sublinhou Pedro Nascimento Cabral, citado numa nota divulgada pela autarquia de São Miguel.

Ponta Delgada celebra hoje o seu feriado municipal, que coincide com a segunda-feira das festas do Senhor Santo Cristo.

Na cerimónia comemorativa do feriado municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada lançou uma reflexão sobre a alteração do feriado municipal.

"Ponta Delgada merece ter o seu feriado na data em que comemora o seu Dia e celebra a sua História", sustentou Pedro Nascimento Cabral (PSD).

O autarca, citado numa nota da Câmara, lembrou que "ao contrário dos restantes municípios, Ponta Delgada não tem o feriado ou a tolerância que merece ser associada a uma data de grande relevância e simbolismo para o seu povo e para o desenvolvimento da cidade e do concelho, há já 476 anos".

Pedro Nascimento Cabral expressou ainda a sua "alegria e emoção" por se assinalar o feriado municipal após dois anos de necessário interregno, provocado pela pandemia de covid-19 e congratulou-se com o regresso das celebrações das Festas do Santo Cristo, "que tem o seu centro na cidade de Ponta Delgada".

A Câmara de Ponta Delgada assinala hoje o seu feriado municipal com várias iniciativas, tendo como ponto alto o lançamento de um livro de ilustrações dos Urban Sketchers relacionadas com o Santo Cristo.

"Esta publicação descreve o respeito que temos pela nossa história e a nossa capacidade em preservar as tradições -- as que nos distinguem e nos identificam" -- mas que, igualmente, se apresenta como aberto contributo às manifestações contemporâneas que reforçam a diversidade da nossa identidade cultural presente a meio do Atlântico Norte", sublinhou o autarca.

As festas do Santo Cristo, que têm por referência a imagem do "Ecce Homo", decorrem até quinta-feira (dia 26) na cidade de Ponta Delgada.

Leia Também: Açores têm "produtos de excelência" mas não tiram partido do potencial

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório