Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

SEF vai reforçar dispositivos nos aeroportos portugueses com apoio da PSP

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou que vai reforçar, a partir de hoje e até 31 de outubro, o seu dispositivo nos aeroportos nacionais, usando meios próprios e o apoio da PSP para aumentar a capacidade de controlo das fronteiras.

SEF vai reforçar dispositivos nos aeroportos portugueses com apoio da PSP
Notícias ao Minuto

20:36 - 23/05/22 por Lusa

País SEF

O apoio da PSP foi pedido para "fazer face ao previsível aumento exponencial do desembarque de passageiros no período do verão, que coincide com a realização da 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas em Portugal", anunciou o SEF em comunicado.

"É, assim, essencial reforçar a capacidade do SEF no controlo das fronteiras externas da União Europeia, garantindo a segurança do Espaço Schengen e promovendo a desejada fluidez no processamento dos passageiros que entram e saem do país através das fronteiras aéreas", adianta o comunicado.

De acordo com o documento, o apoio operacional da PSP ao SEF será "assegurado por agentes habilitados com formação ministrada por formadores do SEF, no quadro do processo de reestruturação em curso".

A restruturação -, que prevê a extinção do SEF e a distribuição de competências e efetivos pela PSP, GNR, Polícia Judiciária, Instituto de Registos e Notariado e por um novo organismo a ser criado, a Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA) - já foi adiada duas vezes [pelo anterior e pelo atual Governo] para "data oportuna".

Leia Também: Ucrânia. Portugal atribuiu mais de 38 mil proteções temporárias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório