Meteorologia

  • 29 JUNHO 2022
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

"Chega é um partido legal, quem não concorda que o combata com ideias"

Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores.

"Chega é um partido legal, quem não concorda que o combata com ideias"
Notícias ao Minuto

16:48 - 23/05/22 por Notícias ao Minuto

País Joaquim Jorge

"O Chega, com todas as vicissitudes na sua formação, foi aceite pelo Tribunal Constitucional, em que consta o seu programa. Ao estarem, constantemente, a criticar o Chega só lhe estão a dar votos. Se o Chega é um partido legal em Portugal, quem não concorda que o combata com ideias e propostas.

A Constituição da República no seu artigo 46.º é claro: 'Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares fora do Estado ou das Forças Armadas, nem organizações que perfilhem a ideologia fascista'.

O Chega é um partido legalizado, não é um partido fascista, neste caso, deixemo-nos de lamentações e lamúrias. Tentemos perceber por que é que ele existe e cada vez tem mais seguidores e procurem combatê-lo no quadro democrático.

O Chega é mais um partido do espetro político português que está com uma forte garra e dinâmica. O Chega tem a particularidade, a inteligência e a força de dizer algumas verdades duras que muitos portugueses gostam e por isso, traduz-se no relevo eleitoral que alcançou. O Chega fala de realidades que existem em Portugal e vai de encontro às preocupações de muitos portugueses.

A necessidade de mudança política e institucional profundas com o aparecimento de novos partidos, que é o caso do Chega, sentida por muitos cidadãos que suscitam a esperança que é possível concretizá-la.

Há muitos portugueses que querem romper com esta polarização política e mediática entre PS e PSD. Para qualquer lado que se olhe está lá um socialista, um familiar ou um amigo.

Deste modo, o Clube dos Pensadores pela mão do seu fundador Joaquim Jorge achou por bem, convidar André Ventura para um debate da sociedade civil.

Há temas que nos preocupam e que serão debatidos ao longo do tempo: justiça; reforma do sistema político; reforma da lei eleitoral; regionalização; imprensa; indiferença social; corrupção; papel do PR perante uma maioria absoluta.

O Clube dos Pensadores recebeu, recentemente, Joana Marques Vidal. Ao longo destes anos, já teve presente Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa e muitas figuras gratas do panorama nacional. Procuraremos, no futuro, ter presente líderes de outras formações políticas: IL, PAN, Livre."

No dia 30 de maio (segunda-feira), o Clube dos Pensadores, a convite de Joaquim Jorge, biólogo e seu fundador, terá presente, André Ventura, líder do Chega que nas últimas eleições teve um resultado que fez pensar muitos portugueses.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório