Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal condecora funcionário ucraniano da embaixada por repatriamentos

O primeiro-ministro condecorou hoje, em Kyiv, em nome do Presidente da República, um funcionário ucraniano da embaixada portuguesa que se distinguiu nas operações de repatriamento de cidadão nacionais e luso-ucranianos nos primeiros dias de guerra.

Portugal condecora funcionário ucraniano da embaixada por repatriamentos
Notícias ao Minuto

17:48 - 21/05/22 por Lusa

País Ucrânia

António Costa entregou a Andryi Putilovsky, com 25 anos de serviço na embaixada de Portugal na Ucrânia, as insígnias da Ordem da Liberdade, numa cerimónia também marcada pelo regresso a Kyiv do embaixador de Portugal, António Alves Machado.

O embaixador português destacou as ações Andryi Putilovsky nos primeiros dias da guerra, quando as forças russas estavam a cercar a capital ucraniana e se temia que a capital pudesse cair para as tropas de Moscovo.

O funcionário, que exerce as funções de assistente técnico e de contabilista, conseguiu repatriar muitos portugueses, luso-ucranianos e até brasileiros.

"O pessoal desta embaixada é a minha segunda família e Portugal tornou-se a minha segunda pátria", declarou Andryi Putilovsky.

"Estamos aqui a distinguir um grande funcionário ao serviço do Estado português", considerara antes o embaixador de Portugal na Ucrânia.

António Costa, por sua vez, disse ser para si "uma grande honra atribuir em nome do Presidente da República" as insígnias da Ordem da Liberdade a Andryi Putilovsky, e salientou a ação do funcionário "nos momentos mais difíceis da guerra" para a capital ucraniana.

"Esta embaixada nunca fechou e esteve sempre aberta ao público", acrescentou o embaixador de Portugal na Ucrânia.

Leia Também: Primeiro-ministro anuncia que Zelensky convidou Marcelo para visitar Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório