Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Sobe para 23 o número de casos confirmados de Monkeypox em Portugal

Foram confirmados, até ao final do dia de quinta-feira, mais nove casos. Trata-se da "clade (subgrupo do vírus) da África Ocidental, que é a menos agressiva", informa a DGS.

Sobe para 23 o número de casos confirmados de Monkeypox em Portugal

Foram confirmados mais nove casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox em Portugal, aumentando para 23 o número total de casos, segundo avançou, esta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em comunicado, enviado às redações, a autoridade refere que se aguardam “resultados relativamente a outras amostras” e que os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), no final do dia de quinta-feira. 

“Entre as amostras disponíveis, foi identificada ontem, através de sequenciação, a clade (subgrupo do vírus) da África Ocidental, que é a menos agressiva”, destaca a DGS.

Os casos identificados estão a ser acompanhados e estão “estáveis e em ambulatório”.

Atualmente, “estão em curso os inquéritos epidemiológicos dos casos suspeitos que vão sendo detectados, com o objetivo de identificar cadeias de transmissão e potenciais novos casos e respectivos contactos”.

A doença manifesta-se em lesões que podem parecer idênticas à varicela. Os sintomas são lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço.

A Direção-Geral de Saúde aconselha a quem possuir estes sintomas que aconselhamento clínico.

Monkeypox é do género Ortopoxvírus (o mais conhecido deste género é o da varíola) e a doença é transmissível através de contacto com animais, contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.

A infeção por vírus Monkeypox foi detetada pela primeira vez num ser humano em 1970 em países sobretudo da África Central e da África Ocidental.

[Notícia atualizada às 12h58]

Leia Também: Alemanha confirma primeiro caso de Monkeypox

Recomendados para si

;
Campo obrigatório