Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Câmara de Ponte de Sor inaugura museu municipal no sábado

A Câmara de Ponte de Sor (Portalegre) vai inaugurar, no sábado, o primeiro museu municipal do concelho, obra que contou com um investimento de cerca de 100 mil euros, foi hoje divulgado.

Câmara de Ponte de Sor inaugura museu municipal no sábado
Notícias ao Minuto

11:47 - 20/05/22 por Lusa

País Cultura

Em resposta a questões colocadas pela agência Lusa por correio eletrónico, o município explica que o museu vai ser inaugurado no decorrer da Festa do Arroz, estando o mesmo instalado em salas do Centro de Formação e Cultura Contemporânea, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.

O Museu Municipal de Ponte de Sor vai dar a conhecer aos visitantes objetos evocativos do passado concelhio como objetos do quotidiano, ferramentas de trabalho, objetos artísticos, fotografias e documentos escritos.

"O museu é composto por um núcleo central e por dois núcleos externos. O núcleo central localiza-se em parte das instalações da antiga fábrica de moagem de cereais e descasque de arroz de Ponte de Sor e inclui duas salas de referência, dedicadas ao património e à história do território concelhio, numa perspetiva temática [sala 1], bem como, mais especificamente, da cultura e da indústria do arroz no concelho [sala 2]", explica.

Fazem também parte deste núcleo as antigas secções de moagem de farinha em rama e de descasque de arroz da fábrica, com a maquinaria original patente ao público.

"Além destes espaços centrais, o museu inclui dois núcleos externos, o do mercado municipal, que remete para a história desse edifício e do espaço envolvente, e o do moinho da zona ribeirinha, moinho de água de rodízio, cuja musealização pretende destacar simultaneamente o património histórico e o ambiental", acrescentam.

Para o município, o museu tem como principal objetivo promover a "valorização e a divulgação" do património e da história daquele território.

"Visa também dar o devido enquadramento museológico ao património industrial do já centenário edifício da fábrica de moagem e descasque. Destina-se a todos os que, vindos de fora ou residentes, queiram conhecer o território", sublinham.

A inauguração do museu e de um mural de pintura do artista Guga Liuzzi são dois dos atrativos da nona edição da Festa do Arroz, que decorre no sábado, a partir das 15:00, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.

O certame conta com um programa cultural diversificado, onde se destacam as áreas da cozinha, doçaria, história, pintura e a animação musical.

Do programa consta uma sessão de cozinha com Cátia Goarmon (Tia Cátia), seguindo-se um concurso de arroz-doce que visa premiar as melhores receitas, com prémios para os três melhores participantes, nas modalidades "tradicional" e "inovador".

Para fechar o dia, a partir das 18:00, está anunciado um espetáculo musical com Vitorino, Monda, Ensemble Ibérico e Vozes do Montado.

Leia Também: No Dia Internacional dos Museus, automotora de 1948 voltou a andar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório