Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Guarda prisional agredido por dois reclusos na cadeia de Leiria

Funcionário necessitou de assistência hospitalar.

Guarda prisional agredido por dois reclusos na cadeia de Leiria

Um guarda prisional de 49 anos foi agredido por dois reclusos, de 21 e 22 anos, no Estabelecimento Prisional de Leiria para jovens.  

De acordo com Frederico Morais, da direção do Sindicato Nacional dos Guardas Prisionais, a agressão aconteceu quando os presos iam para o pátio na quinta-feira à tarde. 

"Não lhes tinham dado a cantina e um deles deu uma palmada no pescoço do guarda, quando ele reagiu para se defender, o outro recluso deu-lhe um soco que o atingiu na cara", detalha fonte da direção do Sindicato dos Guardas Prisionais. 

Os dois reclusos golpearam o guarda em simultâneo enquanto este se tentava defender. Um segundo guarda acorreu para ajudar o colega e também outros reclusos no local tentaram cessar as agressões.  

Frederico Morais aponta que o funcionário, que necessitou de assistência hospitalar e se encontra em casa a recuperar, estava sozinho. 

Os agressores foram colocados em isolamento, no sector disciplinar, e aguardam que a  Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais os transfira para regime de segurança. 

Um dos reclusos está a cumprir cinco anos e meio e o outro 11 anos por condução sem habilitação legal e roubos. 

Refira-se que o Sindicato tem vindo a manifestar-se contra a falta de condições laborais, nomeadamente no que diz respeito à falta de profissionais.

Leia Também: Associação de chefes da guarda prisional ameaça adotar formas de luta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório