Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

1.473 contraordenações aplicadas pela GNR durante peregrinação a Fátima

Os militares da Guarda acabariam por fiscalizar, desde o dia 4 de maio, 11.573 condutores.

1.473 contraordenações aplicadas pela GNR durante peregrinação a Fátima
Notícias ao Minuto

11:34 - 17/05/22 por Ema Gil Pires

País Fátima

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, até domingo, a operação 'Peregrinação Segura 2022', nas principais vias de acesso à cidade de Fátima. Em comunicado, a autoridade revela que, durante toda a operação, foram realizadas 2.139 ações, que resultaram na aplicação de 1.473 autos de contraordenação levantados ao Código da Estrada.

Assim, os militares da Guarda acabariam por fiscalizar, desde o dia 4 de maio, 11.573 condutores. Foram ainda registadas 310 infrações por excesso de velocidade e 61 por condução sob o efeito do álcool.

No âmbito desta operação, que pretendia "apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário e zonas envolventes", foram ainda realizadas 787 ações de apoio aos peregrinos em deslocamento. Foram reportados, no total, três incidentes, embora todos eles "sem gravidade", informa a GNR.

Durante a segunda fase da operação, que decorreu de 12 a 15 de maio, foi montado um dispositivo especial de segurança nos acessos a Fátima e no Santuário, que contou com "várias valências" da GNR, pode ler-se ainda no comunicado.

Nesta última fase, a GNR aponta como ocorrências "mais significativas" o apoio a oito pessoas perdidas, bem como o desaparecimento de seis pessoas que foram, posteriormente, localizadas. Quatro pessoas foram ainda assistidas pelos militares da Guarda e posteriormente encaminhadas para a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Durante estes quatro dias, registaram-se ainda nove extravios de carteiras e chaves, quatro furtos, 19 objetos recuperados, cinco falsas medalheiras identificadas e 12 autos de contraordenação levantados por venda ambulante.

A GNR diz ainda que o balanço da operação 'Peregrinação Segura 2022' "é muito positivo, sem incidentes de relevo a registar".

Leia Também: GNR fez balanço "muito positivo" de peregrinação a Fátima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório