A pedido da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança da União Europeia, Josep Borrell, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa "representará as instituições europeias nas cerimónias oficiais comemorativas do 20.º aniversário da independência de Timor-Leste e na tomada de posse do novo Presidente, José Ramos-Horta", pode ler-se numa nota no site da Presidência da República.
Recorde-se que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa desloca-se a Timor-Leste, de 19 a 22 de maio, a convite das autoridades timorenses, para participar nas cerimónias comemorativas do 20.º aniversário da independência de Timor-Leste e na tomada de posse do novo Presidente, José Ramos-Horta.
Estão previstas visitas à Escola Portuguesa Ruy Cinatti, à Escola CAFE de Díli e à Universidade Nacional Timor Lorosae, bem como ao Museu da Resistência, revela uma outra nota no site da Presidência.
O programa da visita inclui também encontros institucionais.
O Presidente da República irá ainda inaugurar a nova Embaixada de Portugal em Díli e encontrar-se com a Comunidade Portuguesa.
Leia Também: Marcelo quer equilíbrio "entre segurança e eficácia" nos registos